Reebok lança tênis feito com algodão orgânico e milho

Reebok lança tênis feito com algodão e milho (e compostável)

Nada de plástico. Um tênis que quando ficar velho e não puder mais ser usado, irá se decompor em meio à natureza. Imaginação? Não! Realidade. E já em 2017. Este foi o anúncio feito pela multinacional Reebok no início do mês.

Cotton + Corn foi desenvolvido pela Reebok Future, departamento da empresa focado em inovação e sustentabilidade. Produzido com matéria-prima à base de plantas, o tênis tem o corpo feito de algodão orgânico e a sola de um derivado do milho industrial (não comestível), completamente não-tóxico e livre de petróleo.

Para a marca, a iniciativa faz parte de um projeto que vai fabricar sapatos “feitos com coisas que crescem”. “Este é apenas um primeiro passo para a empresa. Gostamos de dizer que estamos plantando sapatos”, afirmou Bill McInnis, chefe da Reebok Future. “Com o Cotton + Corn, conseguimos englobar as três fases da vida útil de um produto. Primeiro, ao usarmos um material não derivado do petróleo e renovável. Segundo, que continua contemplando eficácia e estética. E por último, nos importamos com o que acontece com o produto quando for descartado”.

O objetivo da Reebok é desenvolver toda uma coleção de biossapatos, que sejam compostáveis, ou seja, se desintegrem naturalmente no meio ambiente, já que são confeccionados à base de plantas. “Iremos usar depois este material decomposto para plantar o que precisamos para fabricar novos produtos”, garante o executivo.

O desenvolvimento do Cotton + Corn, que deve ser vendido somente através do site da empresa, contou com a parceria da DuPont Tate & Lyle Bio Products, companhia química internacional, que trabalha com  soluções sustentáveis.

“Como seres humanos, temos a responsabilidade de deixar o planeta assim como o encontramos para as futuras gerações”, disse Matt O’Toole, presidente da Reebok. “Infelizmente, a verdade é que a grande maioria dos sapatos hoje em dia acaba em lixões, algo que queremos mudar”.

A americana Reebok é uma das marcas do grupo Adidas, que em julho do ano passado, também anunciou o lançamento de outro tênis ecológico, como mostramos aqui. Através da parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans, a empresa está fabricando um tênis feito com fios plásticos de redes de pesca, apreendidas na costa das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico.

Cada par usa onze garrafas plásticas, transformadas em fios, na parte superior. Já sola, cadarço e a meia embutida são confeccionados com resíduos de garrafas PET reciclados.

Leia também:
Bactéria que come plástico PET pode ser solução contra poluição? 
Transformar plástico em energia: solução para acabar com o lixo nos oceanos?
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Estados Unidos proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Imagem: reprodução vídeo Reebok

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.