Red, personagem dos Angry Birds, é novo embaixador da ONU pelas mudanças climáticas

Red, do Angry Birds, novo embaixador das mudanças climáticas da ONU

Ele é mal humorado e muito cabeça quente. Mas as crianças simplesmente o adoram. Red, o pássaro vermelho acima, é um dos principais personagens do game Angry Birds, criado pela empresa finlandesa Rovio Entertainment, e que virou um imenso sucesso no mundo todo. Além dos jogos, os pássaros se tornaram personagens de livros, desenhos animados e até, filmes.

Para aproveitar a popularidade dos Angry Birds com a criançada, Red foi nomeado pelas Nações Unidas como Embaixador pelas Mudanças Climáticas. Em evento com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, no mês passado, o pássaro falou o que lhe deixa tão irritado: pobreza, fome e a mudança global do clima.

“Esses embaixadores animados estão ajudando a trazer atenção para a importância da ação contra as mudanças climáticas em prol do nosso futuro comum. Você também pode se juntar a eles compartilhando suas próprias ações contra o aquecimento global, usando a hashtag #AngryBirdsHappyPlanet“, convidou Ban Ki-moon.

A campanha é resultado de uma parceria entre a Sony Pictures Entertainment, Fundação das Nações Unidas e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Recentemente, também foi lançado um novo game, o Angry Birds 2, em que os pássaros precisam proteger os animais nos oceanos. Durante todo o mês de abril, todo o dinheiro arrecadado com o download do app será revertido 100% para a organização WWF Internartional, que trabalha pela conservação da fauna e flora do planeta.

Ao receber o título de Embaixador pelas Mudanças Climáticas, Red deixou a seguinte mensagem para os fãs de Angry Birds:

Eu sou um Angry Bird e geralmente não estou de muito bom humor, principalmente quando aqueles porcos desagradáveis aparecem para me incomodar. Mas não consigo esconder uma certa felicidade, afinal o Secretário-Geral da ONU me designou como novo  Embaixador Honorário das Mudanças Climáticas.

Portanto, meu pequeno coração duro teve que amolecer. Eu, Chuck, Bomb e Matilda agora temos outras preocupações além dos porcos. Temos que ficar atentos à mudança global do clima e aos pequenos e grandes impactos que ela tem sobre o planeta. Na nossa ilha, por exemplo, o nível do mar e as tempestades estão mais fortes do que nunca. 

Os líderes mundiais já estão comprometidos com acordos globais para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e em dar suporte para ações que visem diminuir o impacto das mudanças climáticas.

O PNUD apoia as pessoas a mudarem seus hábitos e os de suas comunidades. Essas mudanças são simples, e todos podem fazê-las, como andar a pé ou de bicicleta em vez de usar o carro. Quando for às compras, pode levar a própria sacola. Pode economizar água. E, por favor, desligue as luzes quando sair de um cômodo! Todas essas ações ajudam a fazer a diferença.

Cada um de nós deve fazer sua parte para superar o desafio da mudança do clima.

Eu vou viajar pelo mundo e falar para todos serem ecologicamente corretos. Então, por favor, una-se a mim e me mande um tweet, tire uma foto que mostre suas iniciativas por um mundo melhor. Compartilhe com a hashtag: #AngryBirdsHappyPlanet”.


Foto: divulgação ONU

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.