Reciclagem: lavar ou não lavar, eis a questão!

Reciclagem: lavar ou não lavar, eis a questão!

Para que a reciclagem funcione, é preciso que cada um faça a sua parte. Como consumidores, existem algumas medidas que podemos tomar em relação aos resíduos recicláveis para auxiliar a coleta, o processo de triagem e a reciclagem em si, além de atitudes para reduzir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias.

Uma dúvida muito comum é sobre lavar ou não lavar os recipientes recicláveis, principalmente aqueles que ficam com restos de comida, como potes de iogurte, lata de creme de leite, embalagem de margarina, vidro de molho de tomate, etc.

Primeiramente, é importante lembrar que são pessoas que vão mexer nos nossos resíduos, então é preciso o mínimo de higiene e consideração. A higienização dos potes, latas e tubos também evita o aparecimento de insetos, que são atraídos pelos restos de comida.

Se a preocupação é com gasto de água, não se preocupe. É só ser econômico. Abre e feche a torneira rapidamente, assim a água utilizada para limpar as embalagens será pouca.  Uma maneira de usar o mínimo necessário é deixar os recicláveis na pia enquanto você enxágua a louça, desta forma, eles já vão recebendo água. Depois é só escorrer e passar um pano se ainda ficar algum resíduo.

Outra forma de poupar é captar a água do chuveiro, enquanto esperamos ela esquentar, ou da chuva, e utilizás-la para enxaguar as embalagens. Alguns recicláveis nem precisam de água, apenas um pano úmido ou algum guardanapo usado, e que pode ser compostado.

E não se engane pensando que com usando produtos descartáveis você vai economizar água! Utiliza-se mais água para produzir um copo descartável do que para lavar um de vidro, sem contar todos os outros gastos do processo de transformação do petróleo em plástico.

Fácil, né?

Leia também:
Recicla ou não recicla? O que fazer com a caixa de pizza suja? 
Todo papel é reciclável?
Resíduos perigosos: o que fazer?
Embalagem de salgadinho… Recicla?!

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Letícia Klein

Jornalista e técnica em Meio Ambiente, a catarinense é Embaixadora da Juventude Lixo Zero Blumenau e membro da Juventude Lixo Zero Brasil. Escreve sobre sustentabilidade e preservação ambiental no blog pessoal Sustenta Ações , em que busca contribuir para um mundo mais verde e consciente