PUBLICIDADE

Rang-tan: animação alerta para a ameaça da produção do óleo de palma aos orangotangos

O desmatamento nas florestas para a produção de óleo de palma está destruindo a casa dos orangotangos. A Indonésia é rica em biodiversidade, mas suas florestas estão desaparecendo a uma velocidade de um campo de futebol a cada 25 segundos. Com a perda de seu habitat, os orangotangos estão sendo levados à beira da extinção.

Para chamar atenção para essa triste realidade, o Greenpeace lança o curta de animação Rang-tan (assista no final deste post). Narrado pela atriz Emma Thompson, o curta conta a história da filhote de orangotango Rang-tan que aparece no quarto de uma jovem garota. No começo a menina fica irritada com a presença do animal mas, depois de entender o motivo dela estar lá, passa a tentar ajudá-la na proteção de suas florestas.

O óleo de palma é usado em muitos produtos que são encontrados nos supermercados e sua demanda está aumentando em um ritmo alarmante. Fazer a sua parte para acabar com o desmatamento foi um compromisso global que marcas como a Unilever, a Nestlé e a Mondelez, entre outras, assumiram para eliminar o óleo de palma ligado à destruição das florestas de seus produtos até 2020. Faltam apenas cerca de 500 dias para o prazo final e elas estão longe de atingir o objetivo.

O filme é parte de uma campanha global do Greenpeace que busca aumentar a pressão sobre as empresas para que mantenham sua promessa e acabem com a destruição das florestas tropicais. O número de orangotangos de Bornéu caiu pela metade entre 1999 e 2015, com a perda de aproximadamente 150 mil indivíduos – isto é, mais de 25 por dia.

A atriz Emma Thompson, embaixadora da campanha, conta que não pensou duas vezes antes de se juntar à esta causa. “Quando o Greenpeace me pediu para narrar Rang-tan, eu não hesitei. Por muito tempo, grandes marcas têm escapado impunes com este crime. E por muito tempo nossa resposta aos orangotangos têm sido: ‘oh, coitadinhos’, na medida em que são divulgadas fotografias de orangotangos órfãos e à beira da morte. Mas a mudança é possível – nós podemos fazer isso”.

Assim como a atriz, você também pode contribuir para a mudança. Mande um recado claro à estas empresas de que não vamos aceitar a destruição das florestas na Indonésia e o risco de extinção dos orangotangos.

Se não agirmos agora para forçar as marcas a manterem suas promessas e impedir que continuem comprando óleo de palma ligado à destruição das florestas, outros habitats serão arruinados e os orangotangos poderão desaparecer para sempre.

Assine a petição (em inglês) e participe deste movimento pela preservação dos orangotangos.

Texto publicado originalmente no site do Greenpeace Brasil, em 16/8/2018

Foto: Reprodução do vídeo do Greenpeace

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE