Quer impressionar? Vá de ceviche!

Quer impressionar? Vá de ceviche!

Imagine fazer bem para o corpo, satisfazer o paladar e de quebra, encantar os olhos. Sim, é possível! O ceviche de hoje não leva peixe em sua preparação, mas para trazer o mar para pertinho, vamos usar lichia e alga nori.

A lichia é uma fruta com origem chinesa que já se adaptou ao clima do Brasil. É muito comum de ser vista em feiras e mercados nesta época do ano. Por trás da aparência rústica da casca, há um doce encanto em forma de fruta por dentro. Cheia de propriedades rejuvenescedoras, pela quantidade de antioxidantes, e protetoras por conter muita vitamina C, que protege o sistema do corpo e contra os raios UV, ela pode ser considerada uma fruta da beleza.

Ao degustar um maravilhoso ceviche, já é esperado que aquele “gostinho de mar” venha junto no pacote de sabores. Neste caso, as responsáveis por isto aqui são as algas nori. Conhecidas por fazer parte da preparação de sushis e temakis, são facilmente encontradas em lojas de produtos de culinária japonesa ou em sessão de produtos orientais em mercados. Não é apenas no sabor que ela está presente nesta receita. Este tipo de alga é rica em proteína, minerais essenciais e B12. É fonte vegetal com uma combinação nutricional quase única e superior, se compararmos a fontes animais, como algumas carnes e leite.

Para incrementar nossa cartela de ingredientes do bem, vai ainda o abacate, com propriedades que auxiliam na circulação sanguínea e omega 9, um tipo de gordura insaturada muito benéfica ao organismo.

Ceviche de Lichia

INGREDIENTES

30 lichias
½ abacate
4 limões siciliano
1 dente de alho
1 pitada de gengibre fresco ou em pó
1 cebola roxa pequena
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
10 tomates cereja
1 maço de coentro fresco
1 folha de alga nori
1 colher de chá de sal

MODO DE PREPARO

Descasque as lichias e remova o caroço. Tente deixar a polpa mais inteira possível, assim terá aparência muito próxima dos ceviches tradicionais. Corte a cebola e os tomates em quadradinhos. Tire os talos do coentro e corte as folhas de forma rústica.

Separe estes ingredientes e as lichias já descascadas e reserve na geladeira enquanto prepara o molho.

Para o molho, misture em um liquidificador ou mixer, a polpa do abacate, o suco dos limões, alho, gengibre, azeite de oliva e sal, até que se torne um creme liso. É importante abrir o abacate no momento do consumo e imediatamente adicionar o suco dos limões para manter suas características de cor e sabor.

Com ajuda de uma tesoura, corte a alga nori em pequenos retângulos. É como brincar com crianças, mas na cozinha, afinal, cozinhar também é diversão, divirta-se!

Chegou a hora da montagem do ceviche. Em um recipiente de vidro, coloque as lichias, cebolas e tomates. Cubra com o molho de abacate. Finalize com o coentro e as algas nori. Misture delicadamente. Corrija o sal, se necessário.

Deixe descansar o ceviche, coberto, por 20 minutos na geladeira antes de servir.

Rendimento: 4 porções

Foto: Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto “Guria Verde – culinária funcional”, ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto "Guria Verde - culinária funcional", ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Deixe uma resposta