PUBLICIDADE

Quer aprender a cultivar orquídeas com um expert? Tem workshop no Legado das Águas!


Esta é uma grande e especial oportunidade para quem ama essas flores. De 25 a 27 de maio, o Legado das Águasa maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo – vai realizar o 2º. Workshop sobre Como Cultivar Orquídeas, com o biólogo Luciano Zandoná (o primeiro foi no ano passado, no início de maio).

As orquídeas estão entre as plantas mais cultivadas em todo o planeta. Isso se deve a seus potenciais ornamental, medicinal e alimentício. Muito especial, não? Mas elas são também as plantas mais coletadas ilegalmente e, por isso, exigem esforços para sua conservação (leia o artigo que Zandoná escreveu especialmente para o Conexão Planeta a respeito desse problema).

Neste encontro, Zandoná transmitirá conhecimento sobre métodos de cultivo de orquídeas em casa. Entre os temas: rega, adubação, escolha do substrato, métodos de cultivo, divisão de plantas, como lidar com pragas e doenças, como escolher as espécies e identificar se estão saudáveis. Tudo com base na experiência no Legado, no ambiente natural e no orquidário.

Serão três dias de vivência, durante os quais os participantes conhecerão os desafios enfrentados no resgate, realocação e, principalmente, na manutenção das plantas em cultivo na coleção viva, “que já atende estudos reprodutivos, taxonômicos e que se mostra a cada dia, uma excelente ferramenta de educação para conservação“, diz Zandoná.

 

Mas não para por aí, não. O biólogo ainda revelará desafios enfrentados no resgate de orquídeas, sua realocação e, principalmente, como sua equipe mantém as plantas em cultivo na coleção viva do incrível Orquidário do Legado.

O orquidário foi iniciado em dezembro de 2015 e já documentou mais de 200  espécies, graças ao resgate de plantas em árvores e galhos caídos. O projeto já é utilizado em estudos reprodutivos e taxonômicos e tem demonstrado que a orquídea é uma excelente ferramenta de educação para conservação.

Conheço o Legado e sei que só por ele vale muito a viagem, o tempo e o investimento dedicados. E o encontro vai ser com Luciano Zandoná, que é especialista em conservação de orquídeas, além de mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiente.

Gostou? Informações adicionais e reservas podem ser feitas diretamente com Zandoná pelo e-mail: zandonaconservacao@gmail.com

Agora, fique com algumas das espécies que podem ser encontradas no Legado das Águas e que só os alunos do workshop verão de perto:


Encyclia-fragrans

Aqui, uma Cattleya-guttata realocada

Epidendrum-cinabarinum
Esta é uma octomeria-grandiflora

Aqui, uma Pleurothallis-gerhtii realocada

Fotos: Luciano Candisani (abre) e Luciano Zandoná (orquídeas)

Comentários
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Leopoldino Ferreira

Oi Mônica, que incrível essa oportunidade. É uma pena que eu moro em Minas e só vi essa notícia hoje, mas deve que esse evento lotou totalmente.

Ana Paula Cardozo
4 anos atrás

Em 1794 dois espanhóis estavam realizando uma expedição pela América em busca de plantas desconhecidas e, durante uma dessas viagens, eles encontraram a masdevallia uniflora.

Lucas josé Tiepermann
3 anos atrás

é muito legal quando pessoas como Luciano Zandoná promove esse tipo de evento… Pena que não sou da região e perdi

Ana Paula
3 anos atrás

Deve ter sido incrível este workshop! Sou apaixonada por orquideas e desde que me conheço sempre cultivo. Aprender sempre mais é uma maravilha sobre essas lindezas.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE