Projeto ‘Caixas de Natureza’ vai às ruas e convida crianças e adultos a curtir o verde de sua cidade

Domingo à tarde, na Avenida Paulista, em São Paulo. Tarde ensolarada, com muitas pessoas de todas as idades aproveitando a avenida aberta, sem carros e ônibus. E lá estávamos nós também, entre bicicletas, artistas de rua, música, patins, skate, vendedores ambulantes. Montamos nossa barraca na avenida para desenvolver uma atividade linda  em parceria com o Sesc Avenida Paulista.

Numa lousa, cutucávamos todos que por lá passavam: Você conhece a natureza que existe na Avenida Paulista? 

A brincadeira era uma edição pocket do projeto Caixas da Natureza, sobre a qual já falamos aqui no blog. Queríamos que todos voltassem seu olhar para o espaço, para as flores, para a vida que existe em meio a tanto concreto.

Cada um coletou os elementos naturais que via e dos quais mais gostava, reunia numa caixa e escrevia uma carta. Essa pequena porção de natureza da cidade ficava à disposição para outra pessoa ou família que topasse a brincadeira. Em contrapartida, ela levava um pouco do que alguém havia coletado e deixado por lá, antes.

Quando qualquer pessoa passava por nós, com bastante alegria fazíamos o convite. As crianças logo se mostravam curiosas e interessadas, mas foram muitos os adultos que se aproximaram para brincar também. 

Eu, durante a atividade das Caixas de Natureza, na Avenida Paulista

Os pequenos se empolgaram assumindo o papel de grandes exploradoras. Quando voltavam com seus materiais coletados, falavam do tamanho das árvores, das cores das flores, dos passarinhos, da cor do céu….

Algumas famílias participantes, algum tempo depois, voltavam agradecendo pela brincadeira: “Vocês fizeram a gente perceber a avenida de uma maneira que nunca tínhamos visto”. Uma família que veio do interior e estava de passagem pela cidade, pela primeira vez, registrou na sua carta a alegria de conhecer a natureza da avenida por meio dessa brincadeira.

Sabemos que a natureza existe em todo lugar. Aproxima-la do olhar das pessoas, ajudá-las a estabelecer vínculos com os espaços verdes em meio a selva de pedra, mudar o ritmo e a maneira como percebem o mundo são caminhos para torna-la mais evidente e ajudar a criar movimentos para que essas áreas verdes cresçam.

Queremos as crianças brincando com a natureza nas cidades e os adultos percebendo o quanto é necessário tê-la por perto – para os pequenos e para si próprio. 

Essa nossa primeira experiência numa avenida tão urbana nos trouxe muitas aprendizagens. Em breve, queremos armar nossa barraca em outro canto e te convidar: Você conhece a natureza que existe aí pertinho?!

Fotos: Renata Stort

É pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Participa de diversas formações sobre primeira infância, brincar e arte para crianças e coordena o programa Ser Criança é Natural (que dá nome a este blog), do Instituto Romã, que incentiva o contato das crianças com a natureza. Organiza a ação Doe Sentimentos e acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

Ana Carol Thomé

É pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Participa de diversas formações sobre primeira infância, brincar e arte para crianças e coordena o programa Ser Criança é Natural (que dá nome a este blog), do Instituto Romã, que incentiva o contato das crianças com a natureza. Organiza a ação Doe Sentimentos e acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

2 comentários em “Projeto ‘Caixas de Natureza’ vai às ruas e convida crianças e adultos a curtir o verde de sua cidade

  • 4 de julho de 2018 em 10:11 AM
    Permalink

    Tudo o que possa afastar crianças e adultos de um teclado e uma tela, é sempre a melhor opção porque o céu está inutilmente azul, a floresta em vão está verde e cachoeiras jorram água fresca que ninguém saboreia enquanto preferirem o refri e o salgadinho da hora em nome da obesidade e da flatulência que o sedentarismo propicia, o anjo mau de cada dia contra a cara rosada dos pirralhos e os pulmões com ar puro dos marmanjos, que, teimosos e sem noção, não conseguem se desligar do celular, nem mesmo quando estão longe dele.

    Resposta
  • 16 de julho de 2018 em 4:42 AM
    Permalink

    Parabéns pela bela iniciativa. Todos estamos necessitados de mais contato com a natureza. Queria aproveitar para esclarecer uma duvida. Tentei fazer inscrição para a próxima caixa da natureza, mas não encontrei o link. Só encontro o da caixa de outono. Será que fiz algo errado ou o link esta com problema? Fico aguardando. Abraço.

    Resposta

Deixe uma resposta