PUBLICIDADE

Projeto ‘Caixas de Natureza’ vai às ruas e convida crianças e adultos a curtir o verde de sua cidade

Domingo à tarde, na Avenida Paulista, em São Paulo. Tarde ensolarada, com muitas pessoas de todas as idades aproveitando a avenida aberta, sem carros e ônibus. E lá estávamos nós também, entre bicicletas, artistas de rua, música, patins, skate, vendedores ambulantes. Montamos nossa barraca na avenida para desenvolver uma atividade linda  em parceria com o Sesc Avenida Paulista.

Numa lousa, cutucávamos todos que por lá passavam: Você conhece a natureza que existe na Avenida Paulista? 

A brincadeira era uma edição pocket do projeto Caixas da Natureza, sobre a qual já falamos aqui no blog. Queríamos que todos voltassem seu olhar para o espaço, para as flores, para a vida que existe em meio a tanto concreto.

Cada um coletou os elementos naturais que via e dos quais mais gostava, reunia numa caixa e escrevia uma carta. Essa pequena porção de natureza da cidade ficava à disposição para outra pessoa ou família que topasse a brincadeira. Em contrapartida, ela levava um pouco do que alguém havia coletado e deixado por lá, antes.

Quando qualquer pessoa passava por nós, com bastante alegria fazíamos o convite. As crianças logo se mostravam curiosas e interessadas, mas foram muitos os adultos que se aproximaram para brincar também. 

Eu, durante a atividade das Caixas de Natureza, na Avenida Paulista

Os pequenos se empolgaram assumindo o papel de grandes exploradoras. Quando voltavam com seus materiais coletados, falavam do tamanho das árvores, das cores das flores, dos passarinhos, da cor do céu….

Algumas famílias participantes, algum tempo depois, voltavam agradecendo pela brincadeira: “Vocês fizeram a gente perceber a avenida de uma maneira que nunca tínhamos visto”. Uma família que veio do interior e estava de passagem pela cidade, pela primeira vez, registrou na sua carta a alegria de conhecer a natureza da avenida por meio dessa brincadeira.

Sabemos que a natureza existe em todo lugar. Aproxima-la do olhar das pessoas, ajudá-las a estabelecer vínculos com os espaços verdes em meio a selva de pedra, mudar o ritmo e a maneira como percebem o mundo são caminhos para torna-la mais evidente e ajudar a criar movimentos para que essas áreas verdes cresçam.

Queremos as crianças brincando com a natureza nas cidades e os adultos percebendo o quanto é necessário tê-la por perto – para os pequenos e para si próprio. 

Essa nossa primeira experiência numa avenida tão urbana nos trouxe muitas aprendizagens. Em breve, queremos armar nossa barraca em outro canto e te convidar: Você conhece a natureza que existe aí pertinho?!

Fotos: Renata Stort

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Tudo o que possa afastar crianças e adultos de um teclado e uma tela, é sempre a melhor opção porque o céu está inutilmente azul, a floresta em vão está verde e cachoeiras jorram água fresca que ninguém saboreia enquanto preferirem o refri e o salgadinho da hora em nome da obesidade e da flatulência que o sedentarismo propicia, o anjo mau de cada dia contra a cara rosada dos pirralhos e os pulmões com ar puro dos marmanjos, que, teimosos e sem noção, não conseguem se desligar do celular, nem mesmo quando estão longe dele.

Joelma
Joelma
5 anos atrás

Parabéns pela bela iniciativa. Todos estamos necessitados de mais contato com a natureza. Queria aproveitar para esclarecer uma duvida. Tentei fazer inscrição para a próxima caixa da natureza, mas não encontrei o link. Só encontro o da caixa de outono. Será que fiz algo errado ou o link esta com problema? Fico aguardando. Abraço.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE