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Primeiros navios cargueiros elétricos do mundo começarão a operar na Bélgica e Holanda

Primeiros navios cargueiros elétricos do mundo começarão a operar na Holanda

No próximo verão europeu, o porto de Antuérpia, na Bélgica, vai se tornar uma atração internacional. É que o primeiro navio cargueiro elétrico do mundo, o Port-Liner, entrará em operação ali.

Já sendo chamado de “Tesla dos Canais”, o novo barco foi desenvolvido graças a uma parceria entre o governo da Antuérpia e a Comunidade Europeia, em um investimento total de pouco mais de 200 milhões de euros. O objetivo do projeto é reduzir o tráfego de caminhões nas estradas do país.

Port-Liner é apenas um dos navios que estão em construção. No total, serão cinco barcos pequenos, com 52 metros de comprimento e 6,7 de largura, e outros seis grandes, com 110 metros de comprimento e capacidade para carregar até 270 contêineres. Os menores poderão acomodar 24 contêineres com um peso total de 425 toneladas.

Os barcos foram projetados pela empresa holandesa de arquitetura naval Omega. Os menores conseguirão viajar por 15 horas e os maiores por 35 horas, utilizando somente a eletricidade proveniente das baterias instaladas no deck.

A recarga completa da bateria dos navios cargueiros de 52 mt leva quatro horas e quando necessário, ela pode ser substituída por outras existentes no porto.

Os barcos de grande porte serão utilizados nos trajetos entre os portos de Rotterdam, Amsterdam, Antuérpia e Duisburg. Todos os onze cargueiros estarão prontos no segundo semestre de 2019. Depois disso, a empresa Port-Liner, responsável pela construção dos barcos, pretende encomendar mais quatro.

“Todos eles já estão totalmente alugados para companhias de transporte marítimo e grandes empresas de contêineres. Caso contrário, não começaríamos a construí-los”, afirmou Ton van Meegen, CEO da Port-Liner.

O custo dos cargueiros menores é de 1,5 milhão de euros e os maiores, 3,5 milhões. Meegen garante que o valor não é mais alto do que o de um barco movido a diesel.

Fim da era do diesel

O diesel é um dos combustíveis fósseis mais poluentes que existe. Sua queima libera uma quantidade enorme de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um gás apontado como sendo um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Diversos países ao redor do mundo já anunciaram a proibição, para os próximos anos, de veículos movidos a diesel, em uma iniciativa para combater a poluição nas grandes cidades, provocando milhares de mortes (leia mais aqui).

Além disso, estudos mostram que o barulho causado pelo trânsito marítimo nos oceanos pertuba a vida marinha, afetando a maneira como peixes e demais espécies se comportam debaixo d’água e muitas vezes, comprometendo sua sobrevivência.

Navios elétricos, assim como carros, são mais silenciosos, tendo assim, menor impacto sobre o meio ambiente.

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Imagem: Omega Architects

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Diogo
Diogo
5 anos atrás

Antuérpia fica na Bélgica, no Norte do país.

tadeu lassen
tadeu lassen
4 anos atrás

Reduzir o tráfico de caminhões é dose. rsrs

Cristiano Augusto G Feitosa
Cristiano Augusto G Feitosa
4 anos atrás
Reply to  Suzana Camargo

O incremento da navegação tem como consequência a redução do tráfego rodoviário.
O mesmo raciocínio se aplica ao transporte ferroviário.

Joseph
Joseph
4 anos atrás
Reply to  Suzana Camargo

Trêtas americanizadas. Ha mais de um seculo tesla inventou o motor eletrico e so agora veio pro mercado. Estamos na pre história de acumuladores de energia e assim não vingara o motor elétrico. Ha outras slternativass motor a hidrogenio muito melhor k eletrico surgirá emv2021

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

O problema do Diesel não é o CO2, que ė necessário para a vida. O problema são os particulados que ele libera na queima, bem como outros compostos nocivos, de enxofre, por exemplo.

DdS
DdS
4 anos atrás

Contêineres..?? Artigo interessante.

Wilson cioffi
Wilson cioffi
4 anos atrás

o grande problema ainda está na durabilidade das cargas das baterias. na durabilidade das mesmas (limite de recargas) na forma que são obtidos os materiais para fabricar as baterias . e no preço das mesmas. enquanto isto não mudar. nada muda e disto ninguém fala

Luiz Vasconcelos
Luiz Vasconcelos
4 anos atrás
Reply to  Wilson cioffi

A tecnologia avança, mesmo para as baterias. E essas são justamente a chave para permite o sucesso dos novos meios de transporte.

https://www.dw.com/en/are-electric-vessels-the-wave-of-the-future-in-shipping/a-43046309

Joseph
Joseph
4 anos atrás

Hahahaha estamos ma pre história da acumulação de energia amigo . Veja o csso fos celulares k evoluiram mas as batarias nada sao iguais. Nps nao sabemos acumular energia . Os carros a hidrogeneo serao o futuro

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