Primeiro trem do mundo movido a hidrogênio começa a operar na Alemanha

Primeiro trem do mundo movido a hidrogênio começa a operar na Alemanha

Só vapor e água condensada são liberados no ar pelo Coradia iLint. Este é o nome do trem de passageiros, que começou a funcionar esta semana, na região da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha.

Este é o primeiro veículo sobre trilhos do mundo movido a hidrogênio, conforme já havíamos antecipado neste outro post em 2016. A tecnologia, desenvolvida pela empresa francesa Alstom, garante a emissão zero de poluentes na atmosfera, ou seja, não há produção de CO2, o gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. A nova tecnologia permite ainda que o trem seja extremamente silencioso.

Durante vários meses, o “hydrail” – como também está sendo chamado -, passou por um período de testes nas linhas de Buxtehude-Bremervörde-Bremerhaven-Cuxhaven. Os dois vagões percorrem um trecho de 100 km, antes feito por um trem movido a diesel, e atingem uma velocidade de 140 km/h.

Os vagões são abastecidos em uma estação móvel de hidrogênio. Com um tanque, eles têm autonomia para viajar até 1.000 km. Toda a energia produzida pelo sistema é armazenada em baterias de íon-lítio, inclusive o excedente.

Alemanha terá primeiro trem não poluente do mundo, movido a hidrogênio

Até 2021, a Alstom garante que entregará outros 14 vagões do Coradia iLint. “Já estamos prontos para a produção em série”, afirmou Henri Poupart-Lafarge, CEO da empresa.

Segundo o site Science Alert, os governos da Dinamarca, Noruega e Holanda já demonstraram interesse em fazer testes com o trem de hidrogênio.

Mais silencioso e menos poluente

Apesar do investimento em trens elétricos, atualmente os cerca de 4 mil vagões de trem que circulam pela Alemanha são movidos a diesel, combustível fóssil bastante poluente (sua queima libera o CO2).

O investimento em tecnologia limpa é mais uma iniciativa para que o país atinja uma meta ambiciosa, estabelecida em 2011. O plano nacional alemão Energiewende (transição energética, em português) prevê que a emissão de gases de efeito estufa seja reduzida entre 80% e 95% nos próximos anos, as usinas nucleares sejam fechadas até 2022 e que, até 2050, 60% da energia produzida no país seja renovável.

No mundo todo, buscam-se novas alternativas – mais verdes e sustentáveis – para o transporte público urbano. Em 2015, mostramos neste outro post, por exemplo, como o metrô de Londres recicla a energia gerada pelos freios dos vagões. Já na Holanda, a partir deste ano, todos os trens do país são movidos somente com energia eólica.

Fotos: divulgação Alstom

3 comentários em “Primeiro trem do mundo movido a hidrogênio começa a operar na Alemanha

  • 20 de setembro de 2018 em 6:22 AM
    Permalink

    Caraca! muito legal, não vejo a hora dele chegar aqui no brasil.

    Resposta
  • 23 de maio de 2019 em 11:40 AM
    Permalink

    Old Suzana! Muito legal a noticia! Você sabe dizer de que forma eles obtém o hidrogenio? É importante sabermos pois se ele for produzido usando combustíveis fósseis acaba não sendo melhor em termos de poluição

    Resposta
    • 23 de maio de 2019 em 11:59 AM
      Permalink

      Oi Diego, tudo bem?
      Obrigada pela mensagem e interesse.
      Não sei te dizer, mas nas próximas matérias vou ficar atenta.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.