Primeira Orquestra de Mulheres do Brasil faz concerto gratuito, em 8 de março, em Curitiba

Primeira Orquestra de Mulheres do Brasil faz concerto gratuito, em 8 de março, em Curitiba

Ladies Ensemble é o nome da primeira orquestra brasileira composta exclusivamente por mulheres. As 20 integrantes tocam desde gaita, viola, violoncelo até oboé, contrabaixo e percussão. Com idades entre 19 e 46 anos, as musicistas tem lotado teatros em Curitiba. Vestidas sempre com longos pretos com estampas de rosa, elas arrancam muitos aplausos da plateia, ao tocar composições de um repertório variado.

No próximo dia 8 de março, quinta-feira, quando é celebrado o Dia da Mulher, a Ladies Ensemble irá apresentar o “Concerto das Rosas”, no Teatro Ópera de Arame, na capital paranaense. A entrada é gratuita e o ingresso deve ser retirado diretamente na bilheteria.

O concerto é uma parceria, idealizada pela Unicultura – Universidade Livre da Cultura, organização não governamental com foco em soluções culturais.

Durante a apresentação, será lançada uma promoção em prol do Setor de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas de Curitiba. Quem participar da iniciativa poderá ganhar um vestido igual ao das musicistas. As regras serão explicadas na data do evento, pela diretora da Orquestra, Fabiola Bach Akel. O dinheiro arrecadado será usado na compra de próteses mamárias para as pacientes do hospital.

Formada em música pela Universidade Estadual Paulista, Fabiola tem curso de extensão em Yale e passagem por diversas orquestras de São Paulo e também, pela Sinfônica do Paraná, na qual trabalhou por 14 anos. Em 2000, participou do Avon Women in Concert e foi aí que surgiu a ideia de formar uma orquestra feminina.

Na Ladies Ensemble, o único homem é o maestro Alessandro Sangiorgi. “Estamos pegando o nosso espaço. A gente está aqui, a gente pode, a gente é capaz”, afirmou Fabiola, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

 

CONCERTO DAS ROSAS
Local:
Ópera de Arame
Endereço:
Rua João Gava, 970 – Abranches, Curitiba
Data:
08/03/2018
Horário:
20h
Ingressos:
devem ser retirados no dia na bilheteria do teatro

Foto: divulgação/reprodução Facebook

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.