PUBLICIDADE

Primeira casa móvel totalmente autônoma em energia já está à venda

Primeira casa móvel totalmente autônoma em energia já está à venda

Ela é o sonho de consumo de qualquer pessoa que deseja viver de maneira mais simples e sustentável. A Ecocapsule é uma casa móvel, que produz sozinha toda a energia que consome, através de painéis solares e uma pequena turbina eólica.

Desenvolvida por uma empresa da Eslováquia, a ecocápsula é feita com fibras de vidro, sob uma estrutura de alumínio, e foi projetada para maximizar o uso da energia, desta forma, ela possui um sistema de isolamento térmico para manter o calor interno.

A água utilizada é coletada da chuva, mas também pode vir de rios e lagos, e depois, é purificada por um filtro. A privada utilizada o processo “seco” para decomposição de resíduos, ou seja, não há uso de água.

Do lado de dentro, a casa possui cama, banheiro, uma pequena cozinha, armários e uma bancada reversível.

Foram mais de dez anos de pesquisas e protótipos para que, finalmente, a Ecocapsule começasse a ser vendida. A princípio serão comercializadas apenas 50 unidades para países da Europa, Japão, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia (o Brasil ainda não aparece nesta lista). O custo de cada uma é 79 mil euros, aproximadamente, 320 mil reais.

Segundo os fabricantes, a ecocápsula pode ser utilizada como uma casa de campo, cabana ou um hotel pop-up. Ela acomoda de uma a duas pessoas. A empresa criou também um trailer, que pode ser encaixado em um carro, e assim, transportar a casa móvel para qualquer lugar.

Se por acaso houver algum problema com o armazenamento da energia solar ou eólica, é possível conectar a cápsula a uma rede convencional de distribuição de energia.

A empresa acredita que, a medida que a Ecocapsule ganhe escale de produção, seu custo deva ser reduzido e se torne acessível para mais pessoas.

Leia também:
Casa sustentável feita de papelão dura até 100 anos
Tijolo feito com plástico reciclado torna construção mais sustentável
Esta pode ser a cidade mais sustentável do mundo
Homem constrói casas ecológicas com um milhão de garrafas plásticas

Fotos: divulgação Ecocapsule

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE