Preguiça, lontra, gambá e orangotango estão entre novos emojis de 2019


Preguiça, lontra, gambá e orangotango estão entre novos emojis de 2019

Não tem jeito. Eles simplesmente se tornaram parte do nosso dia a dia. Ou pelo menos, para quem usa celular, computador e principalmente, as redes sociais.

Criados na década de 90 pelos japoneses, foi somente quando a Apple os incorporou ao teclado do iPhone, em 2011, que os emojis* viraram uma febre.

Agora, a Unicode Consortium, corporação que gerencia padrões de linguagem em softwares, acaba de divulgar mais de 50 símbolos e carinhas novas para 2019. Levando em conta que muitos terão variação de cor de pele e gênero, no total, são mais de 200 novos emojis.

Entre as novidades mais bacanas desta atualização estão personagens com deficiência: há cadeirantes, cegos, surdos, além de cães-guias e de assistência e também, braços e pernas mecânicas, conforme já havíamos adiantando aqui, neste post do ano passado.

A diversidade de gênero também foi incluída. A partir de agora, estão disponíveis imagens de famílias formadas por casais do mesmo sexo, das mais diferentes raças e cores de cabelo.

Todavia, o que sempre faz muito sucesso são os animaisquem não adora um bichinho?! Agora a lista de emojis conta com preguiça (fofíssima), lontra, gambá, orangotango e flamingo.

A nova atualização de emojis deve estar disponível, nos próximos meses, nos diversos sistemas operacionais e redes sociais.

Atualmente, já são mais de 2 mil símbolos. Uma vez por ano, a Unicode aceita submissões para a criação de novos emojis. Qualquer pessoa pode fazer o pedido. Todavia, há uma série de requisitos para formalizar a proposta.

Em outubro de 2017, mostramos no Conexão Planeta, como duas professoras brasileiras estão tentando que uma capivara faça parte da lista dos emojis.

Maior roedor terrestre que existe, a espécie pode ser encontrada ao longo de todos os países da América do Sul (com exceção do Chile). Como é bastante resistente, se adaptou bem à vida urbana. Mesmo ao lado do poluidíssimo Rio Pinheiros, em São Paulo, há sempre muitas famílias de capivaras.

Continuamos na torcida para que na próxima atualização, as capivaras paulistanas sejam aprovadas!

*Em japonês, o plural de emoji é emoji. Mas em português nos acostumamos a colocar o “s” no final, então decidimos escrever emojis.

Leia também:
Emojis explicam mudanças climáticas em 90′
Emojis gigantes de cocô boiam no Rio Pinheiros em protesto contra o descaso
Novos emojis celebram a diversidade física das pessoas

Imagens: reprodução internet

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.