Por mais brincadeiras… na natureza!

por-mais-brincadeiras-na-natureza

Carol trabalha com primeira infância. Rita, com processos de aprendizagem com a natureza. Em 2014, , nossos caminhos se cruzaram e nasceu o projeto Ser Criança é Natural, no Instituto Romã (dirigido pela Rita), para incentivar o contato direto e livre das crianças com o mundo natural. Juntar nossas experiências tornou possível um sonho comum: devolver à infância o que lhe é de direito.

Assim, desenvolvemos atividades vivenciais em vários parques do estado de São Paulo para orientar famílias com crianças pequenas. E o Romã ampliou sua ação já que adicionou – a seu repertório amplo de projetos – estas ações voltadas à primeira infância.

Temos levado nosso trabalho a diversos municípios no estado, sempre incentivando os interessados a criar seu próprio projeto e mostrando aos pais o quanto brincadeiras livres na natureza são essenciais e trazem benefícios para os pequenos, tanto no âmbito da saúde, como das relações interpessoais e dos processos de desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico.

Este blog – que ganhou o nome singelo do nosso projeto – é o espaço perfeito para compartilhar nossas experiências, reflexões, preocupações e esperanças com outros públicos. Aqui também faremos sugestões de programas, brincadeiras e atividades para que todos que convivem com crianças pequenas possam incrementar estes momentos de sensibilidade e encantamento, transformando-os em marcos inesquecíveis em suas vidas: tanto dos pequenos, como dos adultos.

A parceria entre o projeto Ser Criança é Natural e o site Conexão Planeta nos dá ainda mais força para ampliar a difusão da ideia e da experiência de que o contato direto, sensível e livre da criança com a natureza é indispensável para seu desenvolvimento integral e para formar bons cidadãos para o futuro.

Sejam bem vindos!

Foto: Renata Stort

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto “Ser Criança é Natural” para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

2 comentários em “Por mais brincadeiras… na natureza!

  • 29 de agosto de 2015 em 10:51 AM
    Permalink

    Projeto sensacional! A criança cresce em conexão com a natureza e pode aprender a cuidar do meio em que vive. Parabéns!

    Resposta
    • 20 de setembro de 2015 em 7:55 PM
      Permalink

      Oi Rafaela! Acreditamos que esse vínculo faz toda a diferença, tanto para a criança quanto para o planeta!
      Um grande abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta