Polo Norte registra temperatura 20oC acima da média para esta época do ano

Polo Norte registra temperatura 20oC acima da média para esta época do ano

Cientistas internacionais estão alarmados. Justamente agora, na época do ano entre o final de outubro e dezembro, em que praticamente não há incidência de sol sob o Círculo Polar Ártico, nas chamadas Noites Polares, pesquisadores do Danish Meteorological Institute e da Universidade da Califórnia divulgaram a notícia de que a média da temperatura registrada nas estações de estudo do Polo Norte está 20ºC acima do que deveria estar.

Os termômetros marcam alguns graus acima de 0, mas o normal para o final de novembro seria algo em torno de 25ºC negativos. O fenômeno deixou os cientistas muito apreensivos. Depois do verão, quando há derretimento da camada do gelo, é no inverno que ela volta a se formar e ficar mais grossa. Com as altas temperaturas registradas, os cientistas temem que os ursos polares, que agora caçam na Ártico, corram risco de vida, já que o gelo está fino demais para aguentar seu peso. E o que será destes animais se o Ártico descongelar? (assista ao final deste post um vídeo chocante, produzido pelo Greenpeace, que alerta sobre o futuro dos ursos polares)

polo-norte-registra-temperatura-20-graus-acima-media-grafico-conexao-planeta

Como consequência das altas temperaturas no Polo Norte, o gelo também está levando muito mais tempo para se recompor do verão. Em geral, em setembro é o mês em que ele atinge o menor volume anual. De acordo com os cientistas, a média atual da camada de gelo é menor do que que foi registrado em 2012, quando atingiu uma baixa recorde histórica. Nos últimos 25 anos, a camada de gelo no Ártico foi reduzida em 30%.

O que está acontecendo no Polo Norte é um reflexo do cenário do clima mundial. Há apenas algumas semanas, a Organização Meteorológica Mundial publicou um relatório mostrando que o aquecimento da superfície do planeta nos primeiros nove meses de 2016 chegou a cerca de 1,2oC acima da média pré-industrial e há hoje 95% de chance de que o ano termine batendo o recorde absoluto de mais quente desde o início dos registros, como mostramos aqui, neste outro post.

Se engana, entretanto, quem acha que 1,2oC seja pouco. Mesmo uma temperatura pouco acima da média, como parece esta, pode ter efeitos catastróficos sobre a vida de plantas, animais e do ser humano no planeta, afinal, estamos todos conectados. Quando há derretimento do gelo nos Polos, os oceanos recebem um maior quantidade de água. Além disso, com a temperatura da água mais quente, o volume é maior. Consequentemente, a chance de inundação e enchentes em cidades costeiras se torna mais alta.

Leia também:
Filhote de urso polar fica com lata de metal presa na boca em reserva no Ártico
Com urso polar gigante, Ema Thomposon protesta contra exploração de petróleo no Ártico
O pianista italiano Ludovico Einaudi compõe e toca pela proteção do Ártico

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.