Plante uma árvore para quem você ama e ajude a reflorestar a Mata Atlântica

cartaz campanha dá pé pelo reflorestamento da mata atlântica

Quando se fala sobre a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros e que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, sempre somos lembrados de que só restam pouco mais de 8,5% da vegetação original que ali existia, quando os portugueses primeiro aportaram em nosso país.

Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário. Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?

Para mobilizar a população brasileira a reflorestar a Mata Atlântica, o programa Um Pé de Quê? e a Fundação SOS Mata Atlântica lançaram a campanha Dá Pé – A sua geração pode mudar o mundo.

O objetivo é, através da captação de recursos por financiamento coletivo no site Kickante, arrecadar dinheiro para, inicialmente, plantar 20 mil mudas de árvores nativas no entorno do Rio Una, recuperando assim 1,33 km de matas ciliares deste importante curso d’água, localizado na Bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável por parte do abastecimento dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

“A campanha vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo”, ressalta Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

Além disso, com parte do financiamento arrecadado, os organizadores da iniciativa querem disponibilizar na internet todo o conteúdo produzido ao longo dos últimos 15 anos pelo Um Pé de Quê?. Veiculado no Canal Futura e apresentado pela atriz Regina Casé, o programa tem 156 episódios, que falam sobre 138 espécies de árvores do Brasil e de outros países. A ideia é que todo este rico acervo se torne público, no regime de Creative Commons, para pesquisa e aprendizado dos brasileiros.

No vídeo de lançamento da campanha (que você confere ao final deste post), Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé e roteirista e diretor da Pindorama Filmes, que produz Um Pé de Quê?, destaca a urgência do reflorestamento das matas brasileiras e enfatiza como em um prazo muito rápido dá para se ver resultados reais.

Contribuindo com somente R$ 20,00, você planta uma árvore e ela será acompanhada pelos próximos 5 anos pela equipe da SOS Mata Atlântica, até quando estiverem fortes para seguir sozinhas.  Seu nome ficará registrado na floresta.

Vários artistas já se engajaram na campanha, entre eles, Luciano Huck, Carolina Dieckman, Fábio Porchat e Bruno Gagliasso. Nas redes sociais, eles começaram um movimento em que, presenteiam quatro amigos ou familiares com o plantio de árvores e depois gravam um vídeo, os desafiando a fazer o mesmo e participar da iniciativa – plantando um novo futuro.

E você, vai entrar nesta corrente do bem? Plante uma árvore para quem  você ama e ajude a colocar de pé a Mata Atlântica. Acesse agora o crowdfunding da campanha Dá Pé! no site do Kickante. Depois espalhe pelas redes sociais as hashtags  #PlanteiPraVocê, #DaPe, #UmPeDeQue e #SemArvoreNaoTemAgua.

Em apenas dez anos, eu, você e o Brasil podemos recuperar a Mata Atlântica!


Imagem: divulgação Dá Pé

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Plante uma árvore para quem você ama e ajude a reflorestar a Mata Atlântica

Deixe uma resposta