PUBLICIDADE

Petshop caboclo

petshop-caboclo-800x537

Quem não conhece o ditado que diz que uma imagem vale por mil palavras? Se eu não concordasse minimamente com ele, possivelmente seria poeta em vez de fotógrafo. Então, antes de mais nada, eu acredito no poder de expressão da fotografia. Mas há situações onde um pouco de contexto faz com que esse poder seja ainda mais potencializado.

Gosto dessa foto do garoto ribeirinho pescando, independente de tudo. Acho que ela expressa bem o modo de viver desse povo que, desde muito cedo, tem uma relação tão intensa com os rios. Esses mesmos rios que inundam e fertilizam os solos para as roças de mandioca e que carregam os peixes que servirão de alimento com a farinha.

Mas depois de fazer essa foto, como de costume, fui lá dar uma proseada com o menino. Ele era um morador da Vila Alencar, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. Nessa época, eu tive o privilégio de ser Gerente de Campo do programa de ecoturismo, o que fazia de mim um morador de uma das casas flutuantes dessa reserva de várzea de mais de 1 milhão de hectares.

O fato é que o garoto não pescava para ele. Na sua infância cabocla, ele decidiu ter um bichinho de estimação. E dentre suas possibilidades locais, ele escolheu ter um socó-boi (foto no final deste post). O socó-boi é uma espécie de ave parecida com as garças, o que significa que ele se alimenta de peixes.

Ou seja, no meio da Amazônia, se você resolve ter um socó de estimação, não há petshops para comprar sua comida: você tem que pescar. E é isso que esse pequeno ribeirinho fez, por muitos e muitos meses. Cada vez que eu voltava na Vila Alencar, lá estava ele no seu petshop caboclo, garantindo a comida do seu bicho de estimação.

E como não poderia deixar de ser, o desenrolar da história também tem sua singularidade. O socó-boi cresceu e voou. Mas, durante um bom tempo, mesmo assumindo o seu modo silvestre de ser, ele voltava nos finais de tarde para ainda ganhar o peixinho do seu dono.

Mais uma vez: gosto da foto do menino pescando. Mas me emociono imensamente toda vez que lembro da história por trás dessa imagem.

Socó-boi (Tigrisoma lineatum), bicho de estimação do garotinho da foto CLT-0019

Comentários
guest

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ELIETE.
ELIETE.
8 anos atrás

Que linda imagem e lindo texto, me emocionei.
Parabéns Marcos!!

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  ELIETE.

Muito bom conseguir compartilhar algumas boas emoções. =0)
Obrigado Eliete!

Otacilio Tiago da Silva
Otacilio Tiago da Silva
8 anos atrás

Muito bom seu texto, parabéns!

marcosamend
8 anos atrás

Obrigado, grande Otacílio! Abração

Lucad Alves
Lucad Alves
8 anos atrás

Maravilha de texto companheiro, como sempre nos surpreendendo com fotos e lindas palavras!!!

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  Lucad Alves

Obrigadão camarada, grande abraço!

Ederson Lauri
Ederson Lauri
8 anos atrás

Show Marcos.

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  Ederson Lauri

Valeu, grande cacique Ederson!

paulo cesar Silva
paulo cesar Silva
4 anos atrás

Minha mãe cria um socó na casa dela.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE