Periquito Vida Loka!

periquito em cima da jiboia

A cena, inesperada, aconteceu há alguns anos no quintal de casa. Logo cedo, ao abrir a porta dos fundos, notei que havia algo estranho naquele galho seco que era costumeiramente frequentado por algumas aves como poleiro.

Naquela manhã, no lugar delas havia uma protuberância esquisita, que deixava o galho mais grosso e sinuoso. Fui conferir e, ao me aproximar, notei que a tal “protuberância” era na realidade uma jiboia, que lá repousava imóvel, a cerca de três metros do chão.

Naquele momento a cena não me interessou muito para fotografar, já que a serpente estava com a cabeça escondida e eu já tinha boas fotos da espécie. Então, decidi prosseguir com o preparo do café da manhã. Foi quando, minutos depois, ao conferir se a jiboia havia se movido para uma posição melhor, veio a surpresa: um periquito desavisado parecia não ter percebido muita diferença no galho e decidiu pousar lá em cima, como provavelmente fazia todas as manhãs.

A serpente, talvez sentindo as garras da ave pressionando sua pele, deve ter se contraído e então, o periquito ficou curioso – porém, ainda sem levantar voo. Foi o tempo de eu correr para pegar a câmera, fazer três fotos e então ele decidiu que aquilo estava esquisito demais. Saltou e ganhou os ares, são e salvo.

Na época, eu compartilhei esta imagem nas redes sociais e uma usuária fez uns comentários bem agressivos, sem fundamento, alegando que eu havia montado aquela cena em uma gaiola, colocando a vida do periquito em risco apenas para conseguir uma boa foto.

Quem me conhece sabe que não faço esse tipo de coisa – e, felizmente, a terceira foto da série mostra o bichinho voando embora. Final feliz: pelo menos para mim e o periquito!

periquito voando para longe da jiboia


Fotos: Daniel De Granville

4 comentários em “Periquito Vida Loka!

  • 22 de abril de 2016 em 11:53 AM
    Permalink

    Muito legal esse momento, Daniel ! Só quem convive na natureza sabe o quanto são raros esses momentos, parabéns por compartilha-lo conosco! Agora, achar que você iria fazer isso apenas por sensacionalismo ? Rs ! Sem comentários maiores!

    Resposta
    • 23 de abril de 2016 em 12:18 PM
      Permalink

      Oi Harley! Obrigado pelos comentários. Tirando algumas lições positivas desta história, é bom poder responder à pessoa com a consciência tranquila, e serve também de alerta para que sempre tenhamos muito cuidado ao lidar com os bichos. Sempre terão pessoas atentas e prontas a criticar – com ou sem motivo. Abraço :-)

      Resposta
  • 29 de abril de 2016 em 11:57 PM
    Permalink

    oq importa ,,,os comentários mau ,d pessoas imbecis .
    parabéns pela bela imagem ,isso sim importa….lindas fotos.

    Resposta

Deixe uma resposta

Daniel De Granville

Biólogo com pós-graduação em Jornalismo Científico, começou a carreira fotográfica na década de 90, quando vivia no Pantanal e trabalhava como guia para fotógrafos renomados de várias partes do mundo, o que estimulou seu interesse pela atividade. Já apresentou exposições, palestras e cursos na Alemanha, EUA, Argentina e diversas regiões do Brasil. Em 2015 foi o vencedor do I Concurso de Fotografia de Natureza do Brasil, da AFNATURA, e em 2021 ganhou o primeiro prêmio na categoria “Paisagem” do Concurso Global da The Nature Conservancy. Vive atualmente em Florianópolis, onde tem se dedicado ao ensino de fotografia e continua operando expedições em busca de vida selvagem Brasil afora