Paul McCartney faz campanha pela “Segunda Sem Carne” na turnê pelo Brasil

Paul McCartney faz campanha pela “Segunda Sem Carne” na turnê pelo Brasil

Apenas um dia da semana sem comer carne. Será muito sacrifício? Não, né? Esta é a proposta da campanha Segunda Sem Carne, lançada pelo ex-beatle Paul McCartney, em 2009.

A ideia é que as pessoas deixem de consumir frango, peixe, queijo ou ovo (ou seja, proteínas de origem animal) na segunda-feira. “Designar um dia da semana no qual se deixa de ingerir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo”, disse o cantor na época. “Com esta mudança de hábito, fazemos uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, sustentável e saudável”.

Vegetariano, Paul McCartney é um ativista ambiental, defensor da agricultura orgânica. Graças à sua campanha, milhões de crianças em escolas do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Bélgica, África do Sul e – Brasil – não comem carne nas segundas-feiras. Em São Paulo, a Segunda Sem Carne faz parte da merenda escolar das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, contemplando 3 milhões de alunos.

Nas novas apresentações no Brasil, o músico britânico convidou a equipe da Sociedade Vegetariana Brasileira para estar presente em todos os shows da turnê “One On One“. “Na turnê anterior tivemos a honra de ser recebidos pessoalmente por ele no camarim. Quando nos viu, gritou ‘Meat Free Monday!’ sorrindo, e na conversa elogiou as conquistas da Segunda Sem Carne no Brasil”, conta Mônica Buava, coordenadora da entidade.

E aí, que tal tentar? No site do Segunda Sem Carne, você encontra uma série de receitas para te dar um empurrãozinho. Confira todas aqui!

Leia também:
Hambúrguer gostoso, feito com plantas? Sim, ele já existe!
Será que a carne de hamburguer que você está comendo tem antibiótico? 
China lança campanha para reduzir em 50% consumo de carne vermelha
Carnes processadas em excesso podem causar câncer, alerta OMS

Foto: divulgação Segunda Sem Carne 

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.