Paul McCartney e astros gravam música pelas mudanças climáticas

paul maccartney

Love Song to the Earth. Este é o nome da música gravada pelo ex-beatle Paul McCartney, Jon Bon Jovi, Sheryl Crow, Fergie, Colbie Caillat, entre outros artistas. A canção é um manifesto para chamar a atenção do mundo sobre os efeitos das mudanças do clima no planeta.

O site oficial de Love Song to the Earth afirma que “esta é uma música com poder para lutar contra as mudanças climáticas e talvez, até, mudar o mundo”.

O objetivo dos artistas é inspirar as pessoas e apoiar o alerta das Nações Unidas para que, durante a conferência sobre o clima, que será realizada em dezembro, em Paris, a COP21, líderes mundiais assinem um acordo que realmente estabeleça que os países membros da ONU tomem iniciativas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra.

Love Song to the Earth já está disponível no iTunes. Todo o dinheiro arrecadado com a compra e compartilhamento da música será doado à organização Friends of the Earth e à fundação da ONU que trabalha com mudanças climáticas.

A letra fala que a música é uma carta aberta, de todos nós, e que o amanhã está em nossas mãos. A canção diz ainda como o planeta é frágil – um verdadeiro diamante no universo. No refrão, todas as vozes se juntam e pedem, “Keep it safe. It’s our world” (Cuide dela. Ela é o nosso mundo, em tradução livre).

“Queríamos criar uma canção que unisse vozes em um refrão positivo e otimista, que conclamasse os líderes globais quando eles se encontrarem em Paris”, disse Jerry Cope, produtor e diretor executivo do vídeo, à publicação Rolling Stone.

Na página de Love Song to the Earth é possível assinar uma petição, que será entregue aos participantes da COP21, em Paris. Em 4 de dezembro, outros artistas colocarão mais pressão sobre os envolvidos na conferência sobre clima. Thom Yorke, Patti Smith, Red Hot Chili Peppers e Dhani Harrison realizarão um concerto no teatro Le Trianon, na capital francesa, e terão como bandeira a luta pelas mudanças climáticas.

Assista abaixo o vídeo de Love Song to the Earth:

 

Foto: PaulMcCartney Tour/Creative Commons/Flickr

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.