Patagônia chilena, seus fiordes e glaciares em expedição fotográfica com Marcos Amend

Sete dias navegando pelas regiões remotas e virgens da Patagônia chilena, em um navio exclusivo, partindo de Punta Arenas, com direito a passeios pelo Parque Marinho Francisco Coloane, no Estreito de Magalhães, pela impressionante Cordilheira Darwin com seus fiordes e glaciares (geleiras) ou pelas magníficas enseadas Otway, Ballena, De Agostini e Almirantazgo… Já pensou?

Pois é esse o roteiro da expedição fantástica que está sendo minuciosamente organizada pelo expert Antonio Jímenez, da Slow Travelers, que conhece a região como poucos, e terá a companhia e preciosa de Marcos Amendtalentoso fotógrafo de natureza e um dos autores do blog Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta -, muito conhecido por sua capacidade de instigar a curiosidade e estimular o senso estético em quem o ouve e acompanha. Ótima companhia para uma viagem como essa, portanto. Além de dar assistência fotográfica personalizada aos participantes da expedição, garantirá boa prosa, não só sobre técnica e seu ofício, mas também sobre o lugar, a natureza exuberante… Será de 10 a 17 de fevereiro de 2018.

Além de paisagens espetaculares e as florestas mais austrais do planeta e sua rica biodiversidade, os participantes da 5a. Expedição Fotográfica aos Confins da Terra terão encontros inevitáveis com baleias jubartes, golfinhos, focas-leopardo, elefantes marinhos, entre outras espécies, e uma infinidade de aves como pinguins, albatrozes, petréis, gaivotas, cormorões e skúas.

“Já viajei para vários lugares bastante remotos, mas aqui não tem explicação! É um dos mais sensacionais que já conheci. A natureza é pura. Só há animais e paisagens absolutamente intocados”, comenta Amend. “E o fato de não haver mais ninguém na região, além de nós que estamos no navio, valoriza ainda mais a experiência. Sem falar nas oportunidades fotográficas, que são imensas. É um cardápio fotográfico e tanto, cheio de detalhes”.

Claro que se você for fotógrafo ou amante da fotografia – e tiver bons equipamentos – poderá aproveitar a viagem de um jeito muito especial. Mas é importante dizer, aqui, que esta não é uma expedição apenas para fotógrafos, mas para quem ama imagens, registrar tudo que vê – pode ser com o celular, por que não? -, ama a natureza selvagem, navegar e quer conhecer estes confins da Terra.

No roteiro também estão incluídas apresentações da tripulação do navio, além de conversas bacanas sobre glaciologia, fauna e história regional.

Nos confins da Terra, com sustentabilidade

Desde 2006, Jímenez vai à Patagônia anualmente, “mas não só neste navio”, como explica. “No currículo, tenho experiências com as Marinhas argentina e chilena, além de duas expedições à Antártida. E posso garantir que cada vez que volto lá, a expedição é mais rica e diferente, porque o clima, a fauna, as baleias, os glaciais mudam e tudo parece novo”.  E ele ainda comenta algo muito precioso para uma viagem como esta: “Meu maior sentimento quando volto é a sensação de isolamento, de me sentir no fim da Terra. Com um detalhe: há determinados pontos do roteiro que apenas 50 pessoas visitam por ano! E essa sensação, que envolve todos os expedicionários (a capacidade do navio é de 20 pessoas) gera uma grande camaradagem entre eles, que vai muito além da viagem”.

E Jímenez ainda destaca outro detalhe da expedição: estar integrada com os conceitos de slowfood e slowfashion, promovendo o consumo sustentável. Isso significa que a sustentabilidade está em todos os seus processos e nas experiências oferecidas. “Nossa missão é criar experiências integrativas a partir de viagens com poucos participantes e organizadas nos mínimos detalhes para atender as necessidades do grupo. Trata-se, na verdade, de um atelier de viagens”, explica Jímenez. “Prezamos o espírito de aventura e a imersão cultural que possibilita a abertura de novos horizontes e o sentimento de pertencimento no mundo”.

Como participar

Gostou? Quer mais informações? Então, consulte o site da agência, contate a agência pelo Whatsapp – (55 41) 9887-4403 – ou ainda escreva para info@slowtravelers.com.br . As inscrições vão até terminarem as vagas ou 30 de outubro!

A última expedição, em fotos e vídeo

Agora, fique com os depoimentos de quem participou da última expedição e os registros incríveis que Marcos Amend fez por lá. Dá pra sentir um pouco da emoção que a Patagônia provoca em quem se aventura a conhece-la.

Fotos: Marcos Amend

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.