PUBLICIDADE

Pajés são feitos de sonhos

Assim que os homens foram criados por Mavutsinim – o criador de todos os seres na cosmologia xinguana -, houve um grande rebuliço na terra. Os peixes vieram de longe em um longo cortejo e se concentraram junto às margens do Morená, no rio Xingu, para homenagearem a criação.

Nos céus, uma grande revoada de todas as cores e cantorias: a passarinhada também veio participar. Bichos de todas as terras queriam ver de perto o que Taungui tinha aprontado.

A onça também se apresentou e, para homenagear a criação, lutou com o Poraquê a luta do Huka-Huka para mostrar para toda a bicharada que ela era poderosa.

O peixe elétrico, danado que era, lhe aplicou um choque, e a onça revidou com suas garras e ambos caíram, cada um para um lado. Quamutí, ao ver a cara do Poraquê furada pelas unhas da “Pintada”, acabou aprovando e sentenciou: “Agora vai ficar assim!”

Um a um, todos foram chegando para se apresentar aos homens que acabavam de nascer. Os pássaros cerimoniosos trouxeram os espíritos que foram habitar os recém-nascidos filhos do Criador que, por sua vez, é filho do morcego e neto do Jatobá.

Assim como nasceram os homens, nasceram os pajés. Estes são escolhidos pelas forças da natureza. Os mamaés (espíritos) poderosos, que brincam ao redor da aldeia, os visitam em sonhos e os levam ao universo mágico da cura e da magia. Desde muito jovens, são escolhidos e seu destino selado pelos mamaés.

Conheci muitos pajés em minhas viagens e, com eles, aprender muitas coisas sobre este mundo de magia. Assisti homens, mulheres e crianças serem curados e se levantarem da rede como se nada tivesse acontecido. Presenciei delicadezas e o poder destas pessoas predestinadas a ajudar o outro.

Pajés são pais de família, são pessoas de muita sabedoria e, hoje, estou aqui para homenagear três grandes irmãos, três grandes pajés que partiram para o mundo espiritual. Todos irmãos: Takumã, Kunoé e Sapaim Kamayurá.

Deixo aqui meu testemunho com imagens destes amigos que tive a feliz oportunidade de conhecer e com os quais pude conviver e aprender as boas maneiras dos homens verdadeiros.

Takumã Kamayurá

Era o mais velho dos irmãos, figura que me fascinava desde a mais tenra idade.


Kunoé Kamayurá

Conheci Kunoé em um dia de pescaria, durante uma longa caminhada junto com as crianças e os jovens. Todos guiados por Takumã, que logo tratou de me apresentar seu irmão que morava sozinho, às margens do rio Xingu, bem onde o rio Tuatuari deságua.

Sapaim Kamayurá

Ele acaba de partir em sua jornada para o mundo dos mamaés. Sapaim será lembrado por muitos – índios e não-índios -, pois saiu do Xingu para mostrar aos “civilizados” como os pajés curavam as pessoas.

Um elo da floresta com as cidades. Ele ensinava aos caraíbas conhecimentos ancestrais e ajudava assim a quebrar as barreiras do preconceito.

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Cruz
6 anos atrás

…que profundamente lindo…

Gabriela archangela enriquez
Gabriela archangela enriquez
6 meses atrás

Sou Guarani! Meus ancestrais deixaram a aldeia à pelo menos dois séculos atrás mas isso não me faz menos Índia. O grande cacique Takumã foi meu ídolo desde o momento que o conheci.Homens como ele são raríssimos e sua perda é de todo homem bem. Quiçá surjam mais como ele .

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE