PUBLICIDADE

Países escandinavos estão no topo de ranking global que analisa performance ambiental

Países escandinavos estão no topo de ranking global que analisa performance ambiental

Finlândia, Islândia, Suécia (na foto acima) e Dinamarca são os quatro países que lideram o Environment Performance Index 2016, levantamento realizado por uma série de institutos internacionais e que foi lançado há 15 anos pelo Fórum Econômico Mundial.

Este ano foi avaliada a performance de 180 países. Todos os dez primeiros colocados estão situados na Europa. O Brasil está em 46º lugar. As últimas posições do ranking ficaram com Afeganistão, Nigéria, Madagascar, Eritrea e Somália.

Os pesquisadores analisaram questões ligadas à nove categorias: impacto sobre a saúde; qualidade do ar; água e saneamento; recursos hídricos, biodiversidade e habitat; agricultura, florestas; pesca e clima e energia.

O principal objetivo do estudo é identificar os avanços destes países para proteger a saúde da população e a preservação de seus ecossistemas. O ranking conta com a participação de pesquisadores da Yale University, Columbia University, Samuel Family Foundation, McCall MacBain Foundation e o Fórum Econômico Mundial.

A avaliação do estudo é que há um grande progresso global em alguns setores, mas em outros, a situação piorou. Apesar de haver maior investimento e consequente, melhora, em áreas como impactos à saúde e acesso à água potável e saneamento básico, o resultado do levantamento preocupa os pesquisadores em quesitos como qualidade do ar, pesca e indicadores de intensidade de carbono (CO2).

Isto é visto de maneira mais evidente em países da Ásia. Como a região atravessa um período de desenvolvimento econômico acelerado, muito tem sido feito para levar até a população melhores condições sanitárias. Todavia, este mesmo progresso econômico , que impulsiona a produção industrial, tráfego de veículos e transporte pesado, traz com ele o aumento da poluição do ar e da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

A poluição do ar é hoje um problema de saúde global. China e Índia aparecem como tendo a pior situação, mas muitos outros países sofrem com a péssima qualidade do ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3,5 bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade da população mundial, vivem em nações onde a exposição média à micropartículas tóxicas no ar excede o recomendado pelos especialistas.

Outros fatores que chamaram a atenção no Environment Performance Index 2016 é o monitoramento do meio ambiente. Quando ele não é feito de maneira sistemática e utilizando-se métricas reconhecidas pela ciência, os impactos são sentidos não somente pela natureza, mas pela população local.

Confira abaixo os países que aparecem nas primeiras posições no Environment Performance Index 2016:

1           Finlândia     

2          Islândia        

3          Suécia

4          Dinamarca

5          Eslovênia

6          Espanha

7          Portugal

8          Estônia

9          Malta

10        França

11         Nova Zelândia

12        Reino Unido

13        Austrália

14        Singapura

15        Croácia

16        Suíça

17        Noruega

18        Áustria

19        Irlanda

20       Luxemburgo

46       Brasil

Leia também:
Aumentam índices de poluição no mundo todo, alerta OMS
Um purificador de ar gigante para combater a poluição das cidades
Alerta máximo para poluição em Pequim
Poluição do ar mata mais que malária e HIV juntos, indica estudo

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE