PUBLICIDADE

Paineira, a árvore maravilha

post7

Como já escrevi aqui no blog, muitas são as árvores que marcaram a minha vida. Em cada momento, uma espécie diferente, de maneira especial, me ensinou uma capacidade ou um valor a partir da sua existência e presença. Cada árvore é única em sua identidade, energia e simbologia. Insisto, cada arquitetura – ou formato característico de crescimento de cada espécie – e formas únicas transmitem especial sabedoria se soubermos nos conectar ao aprendizado que transmitem.

Cerca de 10 anos atrás, as paineiras começaram a marcar minha vida. Ao passar um período de descanso no sitio do meu avô, que frequentei constantemente na minha infância no interior de São Paulo, reparei em uma árvore incrível beirando a estrada já perto do destino final. Porte grande, copa arredondada, tronco largo, com uma base incrivelmente assentada, enraizada no solo. Aquela base, quase como se fosse uma grande barriga e uma cintura sustentando toda sua grandeza, chamou muito minha atenção. Uma árvore de presença fenomenal, que não saiu da minha cabeça durante os dias que passei lá.

paineira-arvore-maravilhsa-2-533x800Na volta para a cidade, já no fim da tarde, parei o carro na beira da estrada e fui até ela. Estava sem folhas, sem flores, mas com frutos incríveis; seu formato lembrava abacates. Ao chegar mais perto, vi que ela tinha muitos acúleos – estruturas que lembram espinhos porém são somente superficiais sem conexão com o cerne – na casca e, no chão, haviam chumaços de uma fibra branca parecida com algodão.

Parecia um sonho, uma árvore que desprende “algodão” dessa maneira, deixando o chão à sua volta lembrar uma grande nuvem. Fiquei ali por um período até encontrar um fruto quase inteiro no chão, com todo esse “algodão” compactado e um pouco úmido. Quando cheguei em casa logo fui pesquisar mais sobre essa árvore incrível, nos livros e na internet.

A paina –  como chamamos a fibra que fica dentro do fruto – não tem comprimento fibroso suficiente para se produzir tecido, mas é muito útil para enchimentos de colchões, travesseiros, brinquedos e, até mesmo, coletes salva-vidas, já que não absorve água e flutua.

Paineiras atualmente são da família botânica Malvaceae – antes eram classificadas como da família Bombacaceae. Essa é uma família bastante grande com mais de 90 gêneros e 700 espécies, sendo que cerca de 400 dessas espécies ocorrem exclusivamente no Brasil. E, dentro desta família, encontramos o gênero do cacau, chichá, hibisco, malvavisco, monguba e muitas outras árvores e plantas conhecidas por nós. Também fazem parte destes números plantas de diversos portes e configurações – terrestre, aquática e rupícola, mas quando falamos do gênero da paineira, chegamos em seis espécies de árvores endêmicas no Brasil.

A Ceiba speciosa, ocorre em outros países além do Brasil e possui muitos nomes comuns que variam conforme a região: barriguda, árvore-de-lã, árvore-de-paina, paineira-rosa, paineira-branca, paineira-fêmea, samaúma, paina-de-seda, entre outros. Sua presença é quase materna, e não se trata de uma referência ao gênero feminino e masculino explícitos na sua flor, que possui tanto estruturas masculinas como femininas. Naturalmente, as paineiras e as árvores do gênero Ceiba são majestosas, acolhedoras em suas raízes e aconchegantes para nos recostarmos em seu formoso tronco e, muitas vezes, parecem barrigudas, como se estivesse gravida. São muito marcantes, tanto que, na mitologia maia, são reverenciadas como árvores sagradas.

post7.a
À esquerda, a linda flor de paineira de variedade branca ; à direita, flores da paineira-rosa. Elas florescem em épocas um pouco diferentes: a rosa, em meados de março, e a branca, já em maio. São flores bem grandes, quase do tamanho da palma da mão, e costumam ser visitadas por mamangavas e diferentes espécies de aves que se alimentam do seu néctar, além de polinizá-las

Esse fruto que trouxe comigo para a cidade, me proporcionou uma experiência memorável. A literatura sobre a espécie indicava: coloque uma peneira sobre o fruto aberto e leve ao sol, sem saber muito bem o que aconteceria fiquei atenta. Então, a mágica aconteceu: toda aquela paina soltou-se da casca e começou a voar. Um voo delicado, era uma dança com o vento. No meio de cada pequeno chumaço a pequena semente de uma nova paineira. Logo comecei a coletar as sementes que eram muitas e, no mesmo dia, coloquei todas elas para germinar. Cada duas ou três em um pote e, assim, começou o que hoje é o viveiro do Instituto Árvores Vivas, que dirijo: um lugar para experimentar a natureza desde as sementes.

Foram mais de 100 árvores que se formaram e muitas delas plantadas na cidade de São Paulo, inclusive em locais históricos. Outras tantas foram doadas para plantio em outras cidades. Outras ainda, plantadas em praças públicas ou canteiros de avenidas, não resistiram à manutenção dos matos e gramados. Mas as que resistiram, sempre que posso, vou visitar. Hoje, já são mais altas que eu – tenho 1,75 m – devem ter quase o dobro da minha altura na verdade; crescem rápido e são lindas. Admiro cada uma delas como se, de alguma maneira, eu tivesse sido uma mãe para todas.

22571562

Paineiras chamam sempre minha atenção! Nos últimos dez anos, visito muitas delas. Quando florescem, presencio um dos mais lindos espetáculos na Terra.

Aqui, em São Paulo, existem muitas paineiras perto do Parque Ibirapuera e nos canteiros centrais do caminho da Lapa para o Parque Villa Lobos. Existia um grande grupo que morava nas margens da ponte da Casa Verde na Marginal Tietê, mas após uma obra de 2009, poucas sobreviveram.

Tem uma paineira que vive em uma das pontas do controverso Minhocão, de frente para a Praça Roosevelt, quase no final da Rua da Consolação. E uma outra, de flores brancas, no Largo do Arouche.

Na praça Duque de Caxias há muitas outras e, em cada praça e parque, certamente você pode encontrar uma linda paineira. Suas flores incríveis ou elas inteiras são inesquecíveis.

E onde estão as paineiras da sua cidade? Já se maravilhou com elas hoje?

Fotos: Juliana Gatti

Comentários
guest

40 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sanmarah M
Sanmarah M
7 anos atrás

Amei o seu post!! Aqui na cidade onde moro (cidade do Paulista – PE) tem muitas árvores Paineiras, elas são lindas. Sou estudante de Design Gráfico, e adorei ver a correlação entre design e a natureza que você fez. Parabéns!

sonia
sonia
7 anos atrás

amei ! lindo,lindo,lindo…

Clarice
Clarice
5 anos atrás
Reply to  Juliana Gatti

Adoro Paineiras! Onde consigo umas mudas?

celina
celina
7 anos atrás

na minha cidadezinha tem algumas paineiras, elas sempre me encantaram sem nem mesmo saber o nome delas, li seu depoimento, agora sei como elas são vou plantar algumas.

José Romilsom de Souza.
José Romilsom de Souza.
7 anos atrás

Amei a descrição desta árvore.Ja sou seu fã.Temos uma na fazenda do meu sogro.

Ceres Morais
Ceres Morais
7 anos atrás

Paineiras sao sempre lindas, floridas, com painas, os espinhos … Já morei em uma casa que tinha uma enorme, maravilhosa
Lendo seu post decidi plantar uma paineira em frente de casa … voce pode me indicar um local para comprar uma boa muda, bem desnvolvida, saudavel
Resido em Campinas/SP

Jeane
Jeane
7 anos atrás

Olá. Aqui na minha cidade de Serrinha Ba. Tem uma Praça com muitas paineiras rosa. Estão floridas e lindas. Coletei as sementes o ano passado e fiz várias mudas. Estou esperando as chuvas para plantar aqui no meu bairro.

verachiaratti
verachiaratti
6 anos atrás

Que bom saber que mais alguém as acha lindas, maravilhosas. Eu planto essas árvores há anos; plantei muitas, fiz inúmeras mudas para outras pessoas plantarem. Cuidar de uma árvore é fantástico, e vale cada segundo. Elas nos recompensam milhares de vezes mais. Aqui onde moro, por ser uma região bem quente, elas florescem em junho; quando você pensa que estão mortas, elas dão um show.

Nadia
Nadia
6 anos atrás

Olá, achei uma muda de uma planta no jardim ainda pequena com 30cm.As folhas parecem com as da foto de uma paineira
adulta, porem tem espinhos no caule e embaixo das folhas.
Gostaria de saber se é uma paineira .
Perto do jardim existe uma paineira adulta.

Luiz Martins
Luiz Martins
6 anos atrás

Gostaria de saber se dá para utilizar o algodão da paineira para rechear almofada e travesseiro, procurei na rede e não achei nada que trate do assunto.

jade
jade
4 anos atrás
Reply to  Luiz Martins

é muito útil para enchimentos de colchões, travesseiros, brinquedos e, até mesmo, coletes salva-vidas, já que não absorve água e flutua.

Maria Emilia de S. Lima
Maria Emilia de S. Lima
6 anos atrás

Olá Juliana, que bom ter encontrado esse artigo sobre as paineiras. Tenho a felicidade de ter uma árvore tão linda no quintal de nossa casa. E nesse quase final de inverno, há muito tempo vigiando as sementes (elas viajam para longe pela ação do vento), o fruto se abriu e caiu bem próximo do tronco. Pude então olhar com curiosidade a sabedoria da natureza que forma aquela fibra fina e delicada abrigando as sementes até que estejam prontas para tornarem-se outras lindas árvores. Fiquei encantada e estou cuidando das sementes que ali estavam para que reproduzam outras árvores. obrigada pelas dicas aqui registradas.
Grande abraço, Emilia.

Carlos Daniel Schumacher da Rosa
Carlos Daniel Schumacher da Rosa
6 anos atrás

Boia noite. Achei muito bom o que está postado. Tenho no sítio, que foi comprado pelo meu avó, em 1905, em Cachoeira do Sul, RS uma paineira, com circunferência de 3 metros e 40 centímetros. Que salientar que a Ceiba speciosa, é nativa do sul do Brasil e que não possui espinhos, são acúlios (não são estruturas do caule). Já doei dezenas de mudas.
Carlos Daniel Schumacher da Rosa.

Janice Resende
6 anos atrás

Meu primeiro contato com essas árvores foi numa estação do BRT da Barra da Tijuca. Sempre as via nos canteiros desses ônibus mas não tinha muita curiosidade, a não ser pelos acúleos mas…um dia…vi os canteiros, as graminhas…as plantas a sua volta e até o passeio..todo branco, cheio de flocos voando, como se fosse neve caindo..e vi vários frutos abertos e outros ainda fechados, soltando os floquinhos..achei muito lindo, fotografei e filmei. Passaram-se alguns meses e eis que vejo as mesmas árvores com essas flores lindíssimas…no caso da cor rosa ! É claro que novamente fotografei e filmei.. e postei no Facebook perguntando se alguém sabia de que árvore eram aquelas lindas flores: Só duas pessoas acertaram! Mas eu..jamais esquecerei! Ela é majestosa…carismática..A Paineira me cativou!

Susana Stetner
Susana Stetner
6 anos atrás

Juliana,estava a procura de material sobre as paineiras e li seu texto. Me identifiquei com ele pois aconteceu quase a mesma coisa comigo e meu marido, essa árvore fascinante nos encantou e hoje temos mais de 300 em nosso viveiro. Preciso doá-las pois já estão grandes. Estamos em Piracaia -SP, poderia nos ajudar?

Jair F. Soave
Jair F. Soave
6 anos atrás

Muito bom o artigo, em casa tenho um pé está com aproximadamente 6 anos. Gostaria de saber com que idade aproximadamente começa a florescer.

Rita
Rita
6 anos atrás

Olá Juliana. Assim como você tenho uma história com as paineoras. Meu falecido avô plantou algumas paineira numa fazenda onde foi administrador nos anos 1940. Ele faleceu em 1947 aos 68 anos. Nos anos 1960 , ainda crianca visitando essa fazenda, com meu pai conheci as peneiras plantadas por meu avo e um pouco da história de meus antepassados. Na ocasião eram árvores enormes. Esta imagem ficou em minha memória por muito tempo. Este ano adquiri um terreno nos fundos de minha casa e finalmente consegui plantar uma paineira que já está bem robusta. Adorei o artigo . Abraço

Lázaro Rodrigues Paiva
Lázaro Rodrigues Paiva
6 anos atrás

Olá Juliana bom dia! muito prazer em conhece-la ainda que só pelo post e foto,achei o teu post quando fazia pesquisa a respeito destas arvores, espero que você possa me esclarecer uma dúvida; moro bem do lado de uma destas arvores,na verdade ela está a mais ou menos 3 metros da divisa do meu terreno, e a minha preocupação é que ela esteja doente,
pois todo ano caem todas as flores, que é normal, mas caem também todos os frutos, pergunta: isto é uma doença?
Grato e até lá,Lázaro Paiva.

Joao gomes
Joao gomes
6 anos atrás

Bpm dia
No meu condominio tem uma paineira mais o sindico esta tentando fazer sua remoção infeslimente não faz as podas infeslimente e com a copa muito grande ouve uma quebra de galho cpm isso esta tentando a cortala gostaria de saner aual lrgão consigo que isso não se conclua
A paineira estava antes do condominio deve ter uns 60 anos ou mais

José Roberto
5 anos atrás

Paineiras… Ah, essa árvore maravilhosa! Eu chamo de ‘árvore do interior’, pelo simples fato dessa árvore estar presente em toda minha infância por onde passei. Além das “mamangavas”, os beija-flores também frequentam muito essa árvore na época da florada. Lindo seu post! Ah!!: Eu já plantei algumas paineiras ‘por ai afora’, sempre que tive oportunidade.

Regina Brito
Regina Brito
5 anos atrás

Olá querida, seu post e lindo. Moro na Amazōnia, em Belém do Pará, aqui as paineiras são chamadas de Samaûmas ou mãe da floresta. Såo imemsas e seu caule, quando adultas, formam estruturas como quartos. As raizes såo enormes e percorrem metros e metros. Ao bater em seu tronco com uma madeira, produz-se um som que se propaga por toda a floresta ao redor. Dizem que os indios tem um codigo de comunicação utilizando estes sons.

Willian
Willian
5 anos atrás

Gostei muito, escreve com o coração, a tempos não vejo alguém falar de natureza de forma não paixonada meus parabéns você Juliana por si já é uma boa influência para crianças, muito sucesso!

Rachel
Rachel
5 anos atrás

encontrei seu poste fazendo uma busca sobre essa árvore linda.
Tenho uma plantada no meu terreno e observo ela de longe daqui da minha casa,ela já tem uns 30 anos está gigante imponente maravilhosa.
Não sabia o nome da árvore então fui pesquisar e axei seu poste,parabéns pela apresentação da paineira você a descreveu isatamente como a vejo ,esse ano vou tentar fazer mudas.
Você tem alguma dica?

Augusto Amoroso de Lima
Augusto Amoroso de Lima
5 anos atrás

No meu bairro , Aeroporto em Marília tem uma Paineira rosa junto a pista de cooper, segundo o filho de quem plantou ela tem 50 anos.

Cláudia Marks Barato
Cláudia Marks Barato
4 anos atrás

oi Juliana. Adorei seu post. Sou professora e na semana passada brincando na pracinha da escola meus alunos encontraram meleca na árvore de paineira rosa. Procurando sobre isso encontrei você. Espero um retorno no meu email. Gostaria de saber mais para desenvolver nosso projeto. obrigada

Fred Corteze
Fred Corteze
4 anos atrás

Que lindo texto! Sempre li sobre paineiras nos livros de Érico Veríssimo, pois esta árvore era um símbolo da cidade de Porto Alegre nos anos 30 e 40. Quando vim morar aqui finalmente as conheci, embora agora existam bem menos indivíduos do que como era descrito em Olhai os Lírios dos Campos. Curiosamente, amlgumas pessoas chamam as paineiras de mamica de cadela, porque os espinhos da casca lembram tetinhas de cachorro.

Nicolas
Nicolas
4 anos atrás

Prezada boa tarde, parabens pelo excelente post.
Eu tenho 2 mudas de Paineiras Barrigudas e gostaria de saber qual a distancia ideal da casa que eu posso planta-las? Devo ter cuidado especial com suas raízes e plantá-las longe da piscina?
Muitíssimo obrigado por seu tempo e atenção!

Liria
Liria
4 anos atrás

Bom Dia Juliana…hoje observando de minha janela contei 25 pés de paineras…relembra muito minha infância amei tua matéria.

marcio david
marcio david
3 anos atrás

Oi Juliana, as raízes dela são muito poderosas? Podem destruir calçadas e encanamentos?

Lorena
Lorena
3 anos atrás

Eu tenho uma em casa. Realmente uma árvore maravilhosa.

João Batista Campos
João Batista Campos
1 ano atrás

Achei interessante, porém mm unha dúvida era sobre a necessidade do caule na ser tão espinhoso.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE