Orgulho de sermos pioneiros no movimento pela Amazônia!

amazônia

Com muito orgulho conto, aqui, no Conexão Planeta, que o Reconexão Amazônia – que dá nome a este blog -, nasceu em 2014 e é pioneiro no Brasil e no mundo ao afirmar, aos quatro ventos, que a conexão afetiva com a floresta é fundamental para que possamos mantê-la viva para esta e as futuras gerações.

Esse despertar é lento e gradual, mas sabemos que estamos no caminho correto. Acreditamos que, para combater a destruição desta floresta, é imprescindível investir no aumento de afeto por ela. Para tanto, trabalhamos firmemente a mudança de paradigmas – do egocentrismo para o ecocentrismo.

Nos baseamos em ecologia profunda, ecopsicologia, teoria dos sistemas vivos, na ciência moderna, na ciência holística e em tradições espirituais do xamanismo, budismo e cristianismo para realizar nossas ações. Os autores que mais inspiram nossos estudos e atitudes são aqueles que conhecem o Reconexão Amazônia de perto e nos apoiam de diversas maneiras: Satish Kumar, Stephan Harding, Joanna Macy e Antonio Donato Nobre. Além destes, nos baseamos no pensamento de Fritjof Capra, Joseph Cornell, Sri Prem Baba, Carl Jung, Theodore Rozak, Richard Louv, Jamie Sams, James Lovelock, Rupert Sheldrake, Arne Naess, Gregory Bateson e Thomas Berry.

O maior sonho do Reconexão Amazônia é ver cada vez mais pessoas se conectando afetivamente com a floresta para, a partir daí, se tornarem multiplicadoras de sua beleza e importância, engajando-se e provocando engajamento na proteção deste bioma tão fundamental para toda vida existente no planeta.

Em anos trabalhando com a floresta, aos poucos constatamos que mais pessoas, empresas e organizações começam a atentar para a importância de despertar a conexão afetiva com a maior floresta da Terra, para muito além de apenas informar sobre seus dados de desmatamento ou, até mesmo, suas riquezas biológicas. Talvez tenhamos alguma coisa a ver com isso! :)

Nesta jornada, sinto de lembrar e honrar os povos da floresta, que são seus primeiros e principais guardiões. Todos os povos indígenas que habitam a Amazônia fazem parte desse movimento de reconexão, mesmo que nem sonhem que o projeto existe: há séculos eles praticam a sustentabilidade e usam os recursos naturais disponíveis com extremo respeito e sabedoria. Com eles, temos muito o que aprender.

Outros aliados importantes do Reconexão Amazônia são artistas e influenciadores. Mais e mais pessoas influentes têm a compreensão de que o caminho para a reconexão não é mais pela guerra, mas sim pela paz, pelo entendimento, pelo diálogo, pela união da informação com ações de sensibilização.

Entre os principais aliados do Movimento Reconexão Amazônia estão você, seus amigos, sua família. Sem seu apoio, sua escuta, seu coração aberto, todo esforço de união entre este movimento e artistas, cientistas, organizações simplesmente não daria em nada.

Se “despertar o afeto” pela floresta faz sentido para você, imediatamente você mesmo se torna um membro deste grande movimento que é o Reconexão Amazônia. Com seu olhar desperto, sua mente antenada, seu olhar sensível e seu coração aberto, fica muito mais gostoso e fácil de falar sobre isso para muitas outras pessoas.

E como despertamos esse afeto pela Amazônia?

Já disse isso por aqui e falarei cada vez mais sobre: a conexão afetiva com a Amazônia começa com o despertar de sua conexão afetiva com a natureza que está ao seu redor.

Daí, o despertar segue para o afeto com a natureza em lugares mais distantes, até seu coração transbordar de afeto por todas as manifestações da natureza no âmbito da existência.

Quando amamos, nos importamos com o que amamos.

Quando nos importamos, agimos e protegemos.

É assim que funciona e é, para isso, que o Reconexão Amazônia existe: para apontar todos os caminhos possíveis para essa re.conexão.

Estão todos convidados a entrar no caminho do afeto com a gente. Vamos nessa?

Para acompanhar mais de perto o que posto sobre estes e outros assuntos, me segue nas redes:
– Instagram: @karina.miotto
– Twitter: @karinamiotto
– Youtube
– Reconexão Amazônia no instagram: @reconexaoamazonia

E até o próximo post!

Foto: Marco Simola/CIFOR/Creative Commons/Flickr 

Conectada com a força da floresta – guiada, protegida e inspirada por ela. Jornalista ambiental, educadora e fundadora do Reconexão Amazônia. Há mais de uma década tem se dedicado a proteger a Amazônia, onde morou por cinco anos. Mestre em Ciências Holísticas pela Schumacher College, Inglaterra, é formada em Educação para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Vivências com a Natureza pelo Instituto Romã.

Karina Miotto

Conectada com a força da floresta – guiada, protegida e inspirada por ela. Jornalista ambiental, educadora e fundadora do Reconexão Amazônia. Há mais de uma década tem se dedicado a proteger a Amazônia, onde morou por cinco anos. Mestre em Ciências Holísticas pela Schumacher College, Inglaterra, é formada em Educação para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Vivências com a Natureza pelo Instituto Romã.

Um comentário em “Orgulho de sermos pioneiros no movimento pela Amazônia!

  • 25 de abril de 2018 em 7:36 AM
    Permalink

    Oi Karina! Te encontrando por aqui tbm! :)

    “Quando amamos, nos importamos com o que amamos.
    Quando nos importamos, agimos e protegemos.”

    Sabe, a primeira pedra é o amar e precisa ser resgatado junto com a reconexão. Amar, principalmente a si, para ver a necessidade, expor a fragilidade e reconectar E reconectar para sentir, para aprofundar e amar a si, ao outro, ao mundo.

    Que vontade enorme de falar contigo!

    Ótimo dia!

    Resposta

Deixe uma resposta