ONU convida você para mobilização global contra as mudanças climáticas. Envie sua mensagem até 28/2

onu-campanha-mobilizacao-clima-acordo-de-paris-800
No dia 22 de abril, os chefes de Estado dos 195 países que participaram da 21ª. Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris, em dezembro passado, estarão reunidos na sede da ONU, em Nova York, a convite de seu secretário-geral, Ban Ki-moon, para assinar o Acordo de Paris.

Mas não basta esse encontro e a ratificação do acordo para que todos os esforços implementados durante a COP21 sejam reconhecidos e consigamos evitar uma catástrofe climática. É preciso que a humanidade se mobilize, ou seja, não somente as lideranças mundiais, mas todos (ou a maioria) os habitantes do planeta Terra.

Por isso, a ONU – representada pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), responsável pela organização das COPs -, convoca todos os cidadãos para participar de sua nova campanha online: basta responder a questão O que o Acordo de Paris significa para você? em vídeo, publicando-o nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) com as hashtags #ParisAgreement  e #Means4Me.

Para elaborar uma resposta de impacto e envolvente, pense no futuro do planeta e no que você deseja para que ele seja mais justo, sustentável, melhor para todos os seres vivos, sem distinção. Quais são suas aspirações e expectativas com o acordo do clima firmado em Paris? Como você vê a participação de seu país, de seu estado, de sua cidade, de seu bairro, da sua comunidade, da empresa onde trabalha e da escola onde estuda? De que forma cada um pode contribuir? O que você pode fazer?

O que vale é o conteúdo da mensagem! Portanto, as gravações não precisam ser sofisticadas e podem ser feitas com smartphones, tablets, notebooks ou computadores pessoais. Não devem ultrapassar 30 segundos, no caso de Facebook e Twitter, e 15 segundos para publicação no Instagram.

Os vídeos devem ser publicados até 28 de fevereiro e os melhores serão compartilhados na página da Convenção e nas mídias sociais da ONU. Mais detalhes, aqui.

Para dar início à campanha, a chefe da Convenção, Christiana Figueres –  que, na semana passada, anunciou sua saída da Convenção em julho -, gravou mensagem especial para o mundo. “Para mim, o Acordo significa um futuro resiliente, sustentável e de baixas emissões, cheio de oportunidades para as minhas filhas e para cada jovem, hoje, e também para as próximas gerações”. Assista o vídeo, abaixo, e aproveite para assistir, em seguida, um resumo do que foi a COP21, para entender melhor sua importância para o futuro do nosso planeta.

Foto: ASSY/Pixabay

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.