ONG transforma plástico triturado em tijolo no interior de São Paulo

ONG transforma plástico triturado em tijolo no interior de São Paulo

O que já foi considerado uma das grandes invenções do ser humano – o plástico -, acabou se tornando uma praga ambiental. Ele pode ser visto por todos os lugares. Descartado incorretamente, tem poluido nossos oceanos e matado animais marinhos, que o confundem com alimento ou perdem a vida sufocados ou contaminados por ele.

Além disso, quando não é reciclado, o plástico também vai parar em aterros sanitários, onde demora centenas de anos para se decompor, assim como no mar. Chocado com o volume de embalagens e resíduos plásticos jogado no aterro onde trabalha e em rios, lagos e córregos da região de Cândido Mota, no interior de São Paulo, o administrador de empresas Haroldo Cesar Fernandes, criador da ONG Pró Azul, decidiu produzir tijolos ecológicos com eles.

Depois de muitas pesquisas e testes, Fernandes e os demais voluntários da ONG conseguiram desenvolver a matéria-prima para fabricar o tijolo. Eles utilizam pó de plástico, feito com garrafas PET, resíduos de plástico industrial e até, de para-choques de carros. Depois é adicionado um pouco de cimento, água e um catalizador, também preparado pelo time da Pró Azul.

“Criamos o catalisador que permite fabricar artefatos de concreto de plástico triturado, assim eliminamos o uso de areia e pedra”, contou Fernandes ao Conexão Planeta. “Para cada tijolo, são utilizados 2 quilos de plástico. Desta maneira, buscamos alinhar preservação ambiental com sustentabilidade”.

Segundo os criadores do tijolo plástico, ele tem a mesma resistência do que um tradicional, mas com maior durabilidade e metade do peso. O custo chega a ser 60% menor do que o modelo convencional, garantem. Atualmente a organização produz cerca de 1 mil unidades por dia. “Já estamos usando os tijolos e também lajotas, que fizemos com o plástico triturado, na pavimentação de praças e calçadas de nossa cidade”, afirma.

O calçadão da cidade com tijolo feito de plástico

Fernandes acredita que a inovação pode ser uma solução para melhorar a gestão de resíduos sólidos e ainda, gerar renda para a comunidade envolvida na produção dos tijolos plásticos.

Além deles, a Pró Azul, que é uma organização sem fins lucrativos da comunidade de Cândido Mota, transforma óleo de cozinha usado em biocombustível. O caminhão da ONG funciona com este biodiesel.

Ação de coleta de plástico realizada pela Pró Azul

“Tentamos reduzir ao máximo o acúmulo de resíduos em áreas de aterros e lixões com a busca intensa da transformação, seja em forma de reciclagem, reutilização ou reúso”, diz Fernandes.

O trabalho desta pequena ONG do interior paulista mostra que, com vontade e seriedade, há caminho para um futuro mais sustentável!


Haroldo Fernandes em trabalho de educação ambiental com crianças


Leia também:
Tijolo feito com plástico reciclado torna construção mais sustentável
Impeça que as aves marinhas sintam o “gosto” do plástico: assine a petição! 
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Estados Unidos proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Fotos: divulgação ONG Pró Azul

9 comentários em “ONG transforma plástico triturado em tijolo no interior de São Paulo

  • 6 de fevereiro de 2018 em 11:28 AM
    Permalink

    Haroldo! Muito bom dia! Gostaria muito de visitar a sua ONG e saber mais sobre o projeto. Fico grato pela atenção

    Resposta
  • 30 de julho de 2018 em 9:20 AM
    Permalink

    Otima iniciativa, poderia tb fazer blocos estrutural e ter parceria com ONG em S.P capital para maior divulgação e principalmente utilização…parabéns

    Resposta
    • 1 de agosto de 2018 em 7:37 PM
      Permalink

      Obrigado pela dica.

      Resposta
  • 17 de maio de 2023 em 9:48 PM
    Permalink

    Adorei a ideia. Até imaginei a construção da minha casa com ele. Uma vez que já estou pensando em construir de tijolinho ecológico. Parabéns pela iniciativa, pessoas como você tornam o mundo um pouquinho melhor. Avante com essa ideia que logo chegue em todo mercado.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.