Onde foram parar as 1,1 bilhão de garrafas plásticas produzidas pela Coca-Cola no ano passado?

Onde foram parar as 1,1 bilhão de garrafas plásticas produzidas pela Coca-Cola no ano passado?

3.400 garrafas de plástico por segundo. Este número impressionante foi estimado pela organização Greenpeace sobre a quantidade de PETs fabricadas, em 2016, pela gigante multinacional de refrigerantes Coca-Cola. A empresa divulgou que houve crescimento da produção e com isso, no ano passado, ela despejou no mercado 110 bilhões de garrafas, um aumento de 1 bilhão de unidades, em relação ao ano anterior.

Todavia, apenas uma pequena fração destas garrafas é reciclada. Acredita-se que menos de 50% delas teve destinação correta, como centros de reciclagem, e somente 7% foi transformada em novas garrafas.

Os números acima fazem parte de uma nova campanha liderada pelo Greenpeace do Reino Unido, que lançou uma petição para pressionar a Coca-Cola a se posicionar de maneira mais sustentável e responsável em relação ao meio ambiente. A iniciativa local, agora se transforma numa ação global.

A organização acusa a multinacional de estar sufocando os oceanos com plástico. Como é a maior fabricante de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola precisa tomar uma atitude.

Garrafas e tampas plásticas sufocando os oceanos

Entre as ações já realizadas pelo Greenpeace estão o envio de 90 mil e-mails para o CEO europeu da Coca-Cola, pedindo para que a empresa reduza sua produção (sem reciclagem) de plástico e a colocação de adesivos em máquinas de bebidas alertando a responsabilidade da empresa na poluição dos oceanos, trocando a palavra Coke por choke, sufocar em inglês

No Reino Unido, a Coca-Cola respondeu à pressão do Greenpeace anunciando que teria contratado um novo escritório de assessoria de imprensa e afirmando que aumentaria o uso de plástico reciclado em suas garrafas em 25%. A organização ambiental respondeu que isso não é suficiente.

Sendo uma companhia multibilionária e global, a Coca-Cola têm o dinheiro e os recursos necessários para criar sistemas de distribuição diferentes, usar mais plástico reciclado e encontrar soluções inovadoras para reduzir o impacto que está causando” , afirma o Greenpeace.

O impacto das garrafas plásticas

Calcula-se que um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no planeta, algo em torno de 20 mil compradas a cada segundo.

Deu para entender agora o tamanho do problema que enfrentamos? Um levantamento divulgado pelo jornal britânico The Guardian revelou que, apenas em 2016, foram comercializadas 480 bilhões de garrafas feitas com plástico. E se este consumo já não fosse suficientemente alarmante, ele deve crescer mais 20% até 2021, chegando a 583 bilhões de unidades. Os dados são da pesquisa Global Packaging Trends Report da consultoria Euromonitor International.

Especialistas afirmam que o impacto ambiental provocado pelo lixo plástico no planeta, sobretudo nos oceanos, deverá ser pior do que aquele causado pelas mudanças climáticas.

O plástico surgiu como uma das grandes invenções da humanidade. Leve, prático e barato, serve como embalagem para tudo. E com isso, sua produção deu saltos gigantescos ao longos das últimas décadas.  Em 1964, foram 15 milhões de toneladas fabricadas. Em 2015, este número pulou para 322 milhões de toneladas.

Mas é o uso do plástico para a fabricação de garrafas de água e outros tipos de bebidas que tem gerado o maior impacto sobre a natureza. O estudo publicado pelo The Guardian destaca que o consumo do produto para estes fins por países asiáticos, principalmente a China, importando a cultura ocidental de “comprar água na rua”, está piorando ainda mais a situação já catastrófica.

Apesar de grande parte das garrafas serem feitas com polietileno tereftalato (PET), um polímero termoplástico, e perfeitamente passível de reciclagem, a quantidade monstruosa de unidades produzidas por segundo no planeta torna esta tarefa praticamente impossível. Estima-se que menos da metade das garrafas compradas no ano passado foram recicladas. O que sobra desta montanha enorme de lixo plástico vai parar em aterros sanitários ou nos oceanos.

Leia também:
França proíbe vendas de copos, pratos e talheres de plástico
Embalagem de xampu feita com lixo plástico marinho chega às prateleiras da França
Bactéria que come plástico PET pode ser solução contra poluição? 
Transformar plástico em energia: solução para acabar com o lixo nos oceanos?
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Fotos: divulgação Greenpeace UK

Um comentário em “Onde foram parar as 1,1 bilhão de garrafas plásticas produzidas pela Coca-Cola no ano passado?

  • 3 de outubro de 2017 em 11:36 AM
    Permalink

    É UMA VERGONHA OS GOVERNANTES SÓ PENSAM EM SI BENEFICIAR A SOCIEDADE QUE
    SE DANE JUNTO COM MEIO AMBIENTE.
    90% DOS CORGOS E RIOS ESTÃO TODOS SE ACABANDO EM SUJEIRA E POLUIÇÃO.
    A POPULAÇÃO TAMBÉM NÃO TEM O MINIMO ZELO PELO MEIO AMBIENTE. JOGAM TUDO
    QUE É LIXO DOMESTICO NOS CORGOS E GROTAS. SÓ VÃO VER AS BESTEIRAS QUE ESTÃO
    COMETENDO QUANDO FALTAR ÁGUA EM SUAS RESIDENCIAS. PARECE QUE PENSAM QUE
    TUDO É ETERNO.
    EM ALGUNS LOCAIS ISTO JÁ É UMA REALIDADE.
    EM TODO BRASIL, VEMOS OS ESGOTOS SER DESPEJADOS NOS CORGOS E RIOS.
    EM UM FUTURO PRÓXIMO IRÃO RECEBER O TROCO POR ESTA FALTA SELO.
    SÃO PAULO JÁ ESTA RECEBENDO O CASTIGO MERECIDO. PELO MAU USO DE SEUS
    CORGOS E RIOS.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.