Um francês nas alturas

o-frances-voador-joao-marcos-rosa-conexao-planeta
O dia mal amanheceu e um barulho que lembra pequenos sinos soa do lado de fora do alojamento. Esfrego os olhos, busco a lanterna e vejo no relógio que a hora combinada do despertar ainda não chegou. Ainda sonolento, lembro do objetivo da viagem e pulo da rede. O som dos sinos que vêm lá de fora são de mosquetões e o homem que os maneja é Olivier Jaudoin, um especialista em escalada de árvores. Nossa missão: alcançar uma plataforma que ele mesmo montou a 35 metros do chão, em cima de uma castanheira, para fotografar um ninho ativo de harpias.

Passo por ele, dou um bom dia discreto e sigo para preparar um café forte na cozinha. Para esse francês, pode faltar comida e água, mas sem café não tem papo. Fervo a água, coloco o pó no filtro e voilá. Levo uma caneca para ele e percebo a felicidade do rapaz. Começamos bem mais um dia.

Olivier tem sido meu parceiro em produções desde 2009. Depois de Benjamin da Luz, Marcial Cotes e Marcus Canuto, acabamos juntos no projeto de documentação da harpia, produzindo reportagens para revistas, um livro sobre a espécie e outros diversos trabalhos.

Francês de Aubusson, Olivier trabalhava com o que chama de “poda delicada”, retirava galhos de árvores altas sem que esses caiam e possam danificar algo no solo ou machucar alguém. Fez algumas viagens para o Brasil, conheceu pesquisadores que trabalhavam com dossel (para ficar nas alturas) e logo transformou a vida – para bem melhor – de muita gente que precisava estar em cima das árvores,inclusive com mais segurança.

Dono de uma técnica de escalada em árvores sem igual e de uma capacidade inventiva sem limites, também tem acompanhado grandes produtoras de cinema e documentaristas em suas incursões pelo alto das florestas.

Participou da equipe do filme Amazônia do diretor Thierry Ragobert. Além de dar todo o suporte para colocar pesquisadores, fotógrafos e cinegrafistas em cima das árvores, Olivier desenvolveu outra técnica de movimentação no dossel, que dá liberdade de movimentos e uma segurança imensa lá em cima, inclusive para que tem medo de altura, como eu.

São sete anos de amizade. E sempre que me perguntam sobre os trabalhos que fiz e que exigiram que eu subisse em árvores, lembro dessa grande figura que é Olivier Jaudoin, o francês voador.

Um comentário em “Um francês nas alturas

  • 27 de março de 2023 em 10:27 AM
    Permalink

    Para um profissional da natureza tem que correr risco. Cada um com seu método. Fico impressionada com os riscos que eles enfrentam.

    Resposta

Deixe uma resposta

João Marcos Rosa

Formado em jornalismo, o fotógrafo João Marcos Rosa se especializou em registrar temas ligados à vida selvagem e à conservação, trabalhos que o levaram a correr o mundo atrás de boas e fascinantes histórias. Colabora com as revistas National Geographic Brasil, BBC Wildlife, GEO e Terra Mater. Autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”, vive em Nova Lima (MG) e é um dos sócios da agência Nitro Imagens.