Olhos de mais de mil faces

Olhos de mais de mil faces

Olhos grandes, cílios negros e longos, maquiagem ao seu redor: muitas mulheres enfatizam seus olhos para ficarem mais atraentes e de fato, ficam!

Em outras espécies, a visão fica disfarçada, como em alguns predadores, onde os olhos chamariam a atenção de suas prezas. É o caso das onças, por exemplo. Já alguns insetos imitam olhos de predadores para afugentar seus próprios predadores. A natureza é cheia de artimanhas…

E esta foto? É um retrato dos olhos de uma mosca comum. Aquele inseto muito chato, que fica perturbando a gente, e raramente  conseguimos nos aproximar dele.

Fotografias como esta necessitam de lentes especiais, as macro, que permitem uma grande aproximação e boa profundidade de campo. Mas mesmo as utilizando corretamente não é fácil conseguir um foco total, devido ao tamanho muito pequeno do olho desta mosca. Então, qual o segredo?

Na era digital é possível solucionar este problema técnico com o chamado empilhamento de fotos.

Nesta técnica são tiradas várias fotografias alterando o foco e depois com software apropriado fazemos uma “pilha” de fotografias e o software seleciona somente a parte em foco e monta a imagem final.

Simples assim! Bem, sempre tem um segredinho ou outro para a foto sair perfeita, mas fica para uma próxima.

E sobre a visão das moscas? Na realidade as moscas são insetos com olhos compostos. No caso desta mosca, em específico, cada olho é formado por aproximadamente 4 mil subdivisões denominadas omatídeos. Como não possui retina ou lente, a imagem tem má qualidade, todavia, percebe movimentos muito mais rapidamente que outros animais.

Já os pelos são para percepção de movimento pela vibração que recebem do ar. Por esses motivos, quando nos aproximamos das moscas, mesmo lentamente, elas voam para longe!

Esta imagem final foi montada com 21 fotos com a variação de foco.

Equipamento utilizado – Nikon D800 com lente 105mm macro – F1:8 – ISO 100 – dois flashes SB-800

Para se aprofundar na fotografia assista meu curso on-line neste link.

Para conhecer os roteiros de Vivências Fotográficas, cursos práticos em viagens, que promovo acesse meu site ou envie um e-mail para: zig@zigkoch.com.br ou me visite no Facebook: Zig Koch

Um comentário em “Olhos de mais de mil faces

  • 8 de junho de 2018 em 2:07 PM
    Permalink

    Moscas são muito nojentas! Mas, Zig, essa matéria e imagem são muito interessantes. Você conseguiu pegar detalhes que se quer imaginávamos. Achei muito curioso essa parte no meio da cabeça que amarra um lado ao outro olho da mosca. Parece um cadarço de sapato e tb lembra uma lingerie. Muito show mesmo. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Resposta

Deixe uma resposta

Zig Koch

Fotógrafo profissional com ênfase em imagens de natureza, turismo e viagens. Autor de 14 livros e 25 exposições individuais, sendo quatro internacionais. Percorreu todos os biomas brasileiros, viajou para vários países de outros continentes, fotografando para revistas, ONGs e empresas.