Óleo é encontrado nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e crustáceos da Bahia

Óleo é encontrado nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e crustáceos da Bahia

Uma análise realizada por pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, e divulgada na semana passada, revelou a presença de óleo nos aparelhos digestivos e respiratórios de 38 animais, entre eles, peixes, moluscos e crustáceos.

As amostras foram coletadas em Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba. Francisco Kelmo, professor responsável pela pesquisa e diretor do instituto, explica que ao chegar na costa, o petróleo se fixa em rochedos e manguezais. Então, os animais chamado ‘filtradores’, que estão ali próximos, filtram a água do mar e acabam absorvendo essas substâncias em seu sistema respiratório.

“Pela cadeia alimentar, essas substâncias são transferidas para nós (seres humanos), o que é algo extremamente perigoso”, disse o especialista, em entrevista ao jornal Estadão.

Óleo encontrado em peixe analisado pelos pesquisadores baianos

Apesar de o governo federal dizer que não há problemas com a ingestão de peixes e frutos do mar nas áreas afetadas pelo derramamento de petróleo no litoral nordestino – inclusive o Ministério da Agricultura voltou atrás e cancelou a proibição da pesca de camarão e lagosta –, Kelmo recomenda que os moradores e turistas evitem comer peixes, mariscos, siris, caranguejos, camarão, polvo, mexilhões e ostras, provenientes das praias que apresentaram manchas de óleo.

Em um primeiro momento, o consumo desses alimentos contaminados pode provocar náuseas, vômitos, enjoos e problemas respiratórios. Todavia, a longo prazo, a substância pode ficar depositada no organismo humano e os efeitos podem ser mais graves.

Vestígios de petróleo dentro do corpo do animal

Degradação do óleo e seus componentes tóxicos é muito lenta

Em entrevista concedida na semana passada, ao Conexão Planeta, o biólogo Luís de Lima alertou que “a contaminação em manguezais e corais poderá durar muitos e muitos anos”, e também, que era essencial que fossem realizados testes para verificar se os peixes foram contaminados pelo petróleo.

Lima destaca que os hidrocarbonetos (compostos orgânicos presentes no petróleo), como benzeno, vão sendo liberados lentamente, até serem totalmente degradados. Toda a fauna que estiver exposta a isso também é contaminada. E isso pode levar muitos e muitos anos, porque a degradação do petróleo é bastante lenta.

“Lagosta e camarão, por exemplo, são animais de fundo (que vivem no fundo dos oceanos). Logo após um vazamento, o petróleo tende a flutuar. Mas com o passar do tempo, partículas vão se juntando a ele, que fica mais denso e a tendência é se depositar no fundo, como já foi observado próximo a recifes de coral”, diz. Com isso, esses animais estão mais propensos a entrar em contato com o óleo.

Segundo o mais recente levantamento, divulgado em 30/10, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), já são 283 praias afetadas pelas manchas de petróleo cru, em 98 municípios, dos nove estados do Nordeste.

Fotos: reprodução TV Globo

*Com informações do G1 Bahia

Leia também:
Mancha de óleo chega à região de Abrolhos, maior banco de biodiversidade marinha do Atlântico Sul
Organizações repudiam declaração de Ricardo Salles de que Greenpeace estaria por trás de vazamento de óleo no Brasil
Óleo é encontrado em corais e sedimentos a 3 metros de profundidade no Rio Grande do Norte

2 comentários em “Óleo é encontrado nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e crustáceos da Bahia

  • 31 de outubro de 2019 em 12:20 PM
    Permalink

    Também no nosso desolado coração, impregnado ele está.

    Resposta
  • 5 de novembro de 2019 em 12:30 PM
    Permalink

    É muito triste o que aconteceu e todos perdemos com este desastre : a flora e fauna marinha e as cidades praieiras com a baixa dos turistas(queda na economia local).

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.