PUBLICIDADE

O rabo da onça

o-rabo-da-onca'-daniel_de_granville_pin_panthera_or_sf_pantanal_ms_20080813_191_orig

Frequentemente, ao observar imagens feitas por fotógrafos famosos e que já criaram uma “assinatura visual” com sua obra, fico imaginando o que eu responderia se algum dia me perguntassem qual minha marca registrada. Eu considero que o fotógrafo transmite às fotografias um pouco de suas características pessoais. Se este for mesmo o caso, as minhas fotos são marcadas por detalhismo e perfeccionismo – sou chato e exigente comigo mesmo -, e frequentemente, acho que determinada foto que tirei poderia ter saído melhor.

Para mim não existe foto perfeita, o que me ajuda a sempre evoluir como fotógrafo. E assim, vamos à história de hoje.

Há alguns anos, tive a oportunidade de passar uns dias no Pantanal Sul com um cliente, que queria fotografar onças-pintadas, entre outros bichos. Tivemos vários encontros com estes felinos, resultando em fotos como a que abre esta postagem.

Quando mostro a imagem para os participantes de meus cursos e oficinas, todos acham ela incrível e – talvez – “perfeita”. Porém, antes desta foto real, eu exibo esta outra imagem abaixo, onde a onça aparece com sua cauda (originalmente escondida) balançando no ar – uma simples montagem que fiz no computador usando partes de outra foto.

onca

Aproveito a montagem para explicar a meus alunos que esta questão do estilo, dos detalhes que fazem a diferença entre uma foto “boa” ou “ótima”, do perfeccionismo. Para mim, a foto original é “boa” e a que eu não consegui fazer (mostrando a cauda) seria “ótima”…

Então que, em certa ocasião, o conhecido cartunista Fernando Gonsales (do ratinho Níquel Náusea) participou de uma apresentação onde eu contava a história desta foto. Além de boas risadas, ao final da minha palestra, ele me presenteou com este desenho de sua autoria, que guardo com muito orgulho e carinho – provavelmente eu tenho mais apego à ilustração do que à foto da onça em si!

o-rabo-da-onca-ddg_fotrografa_onca_fernando_gonsales_2013

Foto: Daniel De Granville

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE