O predador de olhos vermelhos

predador de olhos vermelhos; gavião-caramujeiro

Sempre fiquei impressionado com a beleza desta ave. O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), com plumagem cinza-chumbo e olhos vermelhos cor de sangue, sempre esteve entre meus objetivos fotográficos.

Já rodei o Espírito Santo todo, e os machos da espécie estavam sempre muito distantes ou ariscos. Toda vez que encontrava algum indivíduo fácil de fotografar, era um jovem  ou uma fêmea que não apresentavam essa coloração característica do macho adulto.

Foi até que em uma expedição ao Pantanal, em pesquisa científica organizada pelo Projeto Caiman – Jacarés da Mata Atlântica, do qual faço parte da equipe captando imagens (foto e vídeo), que este maravilhoso gavião “deu o ar da graça”.

O objetivo da expedição era capturar jacarés-do-pantanal, coletar amostras e libertá-los no mesmo local. Parávamos em diversas pontes da Transpantaneira à procura dos grandes répteis, encontrando todo tipo de fauna silvestre que habita aquela região.

Em uma das pontes, tive a surpresa de um gavião-caramujeiro macho adulto decolar de seu poleiro e pairar sobre as águas do pequeno alagado na minha frente, tendo como alvo um pequeno caramujo que acabava de aparecer na superfície.

Com as garras afiadas, realizou um ataque certeiro, capturando a presa. Minha câmera fotográfica travou (simplesmente não disparava) durante o voo do gavião, devido a um problema de conexão da lente com o tele-converter (um conversor para aumentar a capacidade de alcance da lente). Porém, consegui consertar a conexão com um movimento de rotação do pulso e fazer UMA única foto da cena.

Para minha surpresa ao ver a imagem no computador, esta única foto foi o registro do instante exato em que as garras afiadas estavam prestes a agarrar o caramujo. Acabei realizando meu desejo de fotografar esta bela ave, em um momento muito característico e ainda, pude fazer diversas outras fotos dele quando estava pousado.

Fotos de um lindo modelo, com pose digna de vilões da Disney: imponente e com seus olhos vermelhos escarlate.

 

Um comentário em “O predador de olhos vermelhos

Deixe uma resposta

Leonardo Merçon

Fotógrafo de natureza e conservação, é fundador do Instituto Últimos Refúgios, ONG sem fins lucrativos que busca sensibilização ambiental através da cultura, em especial, fotografias e vídeos. Leonardo já realizou diversas exposições no Brasil e também na Alemanha, Itália e França. Tem cinco livros publicados, quatro documentários em vídeo, séries para TV/Youtube e matérias veiculadas na BBC, National Geographic Brasil, Fantástico, Google Arts & Culture