PUBLICIDADE

O Brasil perde um de seus mais importantes fotógrafos de natureza: Haroldo Palo Jr.

O Brasil perde um de suas mais importantes fotógrafos de natureza: Haroldo Palo Jr.

Faleceu ontem (25/11), em São Carlos, no interior de São Paulo, o fotógrafo Haroldo Palo Jr. Aos 64 anos, ele teve um infarto e não resistiu.

Palo Jr. tinha mais de 35 anos de profissão. Fotógrafo e cinegrafista, publicou mais de 20 mil fotos em livros, revistas, materiais didáticos e publicitários. Viajou por todos os biomas brasileiros, registrando a fauna e a flora brasileiros. Entre seus trabalhos internacionais, destaque para a publicação “Amazon Journey”, com o oceanógrofo francês Jacques Cousteau.

Na mídia eletrônica, Palo Jr. foi colaborador em diversos documentários para a britânica BBC, a americana National Geographic e a Rede Globo, aqui no Brasil.

Em 2006, o fotógrafo criou a Vento Verde Editora, com o objetivo de publicar livros sobre fotografia de natureza, além de editar guias sobre os animais e plantas do Brasil. Palo Jr. acreditava que havia uma grande carência para este tipo de publicação no país.

Haroldo Palo Jr. em campo

Haroldo Palo Jr. nasceu em 1953. Formado em Engenharia Eletrônica e Computação pela Escola de Engenharia da USP, começou a expressar sua paixão pela fotografia participando de fotoclubes no interior de São Paulo. Foi só a partir de 1979, entretanto, que passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza.

As imagens do fotógrafo são utilizadas por algumas das instituições mais importantes do mundo que lutam pela conservação ambiental, entre elas, The Nature Conservancy, WWF, Conservation International, SOS Mata Atlântica e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Recentemente, Haroldo Palo Jr. estava envolvido com o lançamento de mais um guia, “Besouros do Brasil”.

Uma das últimas imagens do fotógrafo, na gráfica, conferindo novo trabalho

Nas redes sociais, amigos e companheiros de profissão expressaram sua tristeza e choque com a partida de Palo Jr..

Os fotógrafos Daniel de Granville e Marcos Amend, ambos colaboradores do blog Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta, deixaram seus registros no Facebook.

“Hoje perdemos nosso maior gênio da documentação da natureza. Só quem teve o privilégio de conviver com o Haroldo Palo Jr. sabe o quanto ele sempre estava disponível e empolgado em compartilhar, de forma absolutamente altruísta, seu incrível conhecimento sobre a natureza e sobre a conservação. Descansa, camarada! Meus sentimentos e muita força para as pessoas mais próximas”.

Marcos Amend


“Acordo com a triste notícia do falecimento do primeiro fotógrafo de natureza com quem convivi, quando morava no Pantanal. O cara que mais me incentivou a seguir na carreira quando eu estava iniciando. Uma grande influência. Haroldo Palo Jr. nos deixa, mas seu legado através de imagens e ensinamentos ficará para sempre. Grato por tudo, amigo”

Daniel De Granville

Fotos: reprodução internet e Facebook

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE