PUBLICIDADE

Novo estudo revela melhor maneira de retirar agrotóxico da maçã

maçã

Como você faz para lavar a maçã antes de comer? Coloca-a de molho no vinagre, só usa água corrente ou joga algumas gotas de hipoclorito de sódio? Ou será que apenas dá aquela esfregadinha no pano de prato ou na camiseta?

Um estudo divulgado ontem (25/10) na publicação científica Journal of Agricultural and Food Chemistry afirma que a maneira mais eficiente de retirar todos os resíduos de pesticidas da maçã é lavando com bicarbonato de sódio. Isso mesmo! Aquele pozinho que muitas donas de casa têm no armário.

A experiência feita pelos pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, comparou a eficácia de três métodos de limpeza: água corrente, hipoclorito de sódio e bicarbonato de sódio. O último se mostrou o melhor!

Os pesquisadores deixaram a fruta de molho na água em uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio com dois copos de água, por cerca de 15 minutos. O resultado revelou que 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet – as substâncias examinadas no estudo -, foram eliminados da casca e das camadas mais profundas da maçã.

Segundo os cientistas americanos, a experiência prova que o método comumente utilizado para a lavagem de frutas por produtores não é o mais eficiente para a descontaminação de agrotóxicos.

A recomendação dos pesquisadores é que o ideal continua sendo descascar a fruta para ter certeza de que qualquer resíduo de pesticida não será ingerido, entretanto, a casca é também uma importante fonte de fibras e nutrientes.

A nova descoberta do uso do bicarbonato de sódio para a retirada de agrotóxicos só é válida, todavia, para a maçã, que fez parte do estudo, e está entre as dez frutas e verduras com mais alto nível de residual de defensivos agrícolas.

Pesticidas e outras substâncias químicas passaram a ser largamente empregadas na lavoura para combater fungos, pragas e bactérias e desta maneira, aumentar a produtividade da agricultura. Mas, nas últimas décadas, muito tem se discutido sobre o impacto dos agrotóxicos sobre a saúde humana e também, da vida selvagem.

Já é provado cientificamente, por exemplo, que o declínio das abelhas no mundo foi provocado, entre outras causas, pelos pesticidas (leia mais aqui).

Anualmente, nos Estados Unidos, a organização Environmental Working Group (EWG) analisa o residual de agrotóxicos encontrados em frutas e verduras no país. Abaixo segue a lista dos que apresentam a maior quantidade destas substâncias:

  1. Morango
  2. Espinafre
  3. Nectarina
  4. Maçã
  5. Pêssego
  6. Pera
  7. Cereja
  8. Uva
  9. Aipo
  10. Tomates

Vale lembrar que há restrições e proibições diferentes para uso de agrotóxicos em cada país. Infelizmente, o Brasil é um dos que ainda mais utiliza pesticidas na lavoura.

Leia também:
Especialistas denunciam “mito” sobre pesticidas serem essenciais para alimentar humanidade
Abelhas selvagens estão desaparecendo por causa do uso de pesticidas
Abelhas do Havaí entram para lista de espécies em extinção
Trichoderma defende, ataca e dribla no time dos orgânicos

Foto: Chris Gladis/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denise Tourinho
Denise Tourinho
6 anos atrás

Excelente Suzana!

Elisabete Dockhorn
6 anos atrás

E como tirar o veneno dos morangos, já que sua pele é lábil….

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE