Novembro Azul alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

cartaz da campanha novembro azul

Outubro Rosa foi o mês de alerta sobre a prevenção ao câncer de mama e agora é a vez dos homens: chegou o Novembro Azul! Durante todo o mês são realizadas palestras, atividades e intervenções para lembrar e incentivar os brasileiros, a partir dos 45 anos, a fazer os exames preventivos ao câncer de próstata uma vez por ano. Para aqueles com casos na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs), a recomendação é procurar o urologista após os 40 anos.

Todos os anos são diagnosticados 69 mil novos casos da doença no Brasil. Deste número, quase 14 mil pacientes acabam morrendo. Todavia, se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. Como a doença é silenciosa, ou seja, o homem não apresenta sintomas ou dor, o exame anual é de extrema importância para que o médico consiga detectar algum sinal de alerta.

Uma das principais barreiras a serem enfrentadas para diminuir o número de casos no país é acabar com o preconceito. Cerca de 87% dos homens afirmam que este é um fator que atrapalha na realização de exames preventivos.

Pura bobagem! O exame é rápido e seguro. E pode salvar vidas.

A campanha Novembro Azul, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, começou em 2012. Desde então, o movimento tem conseguido sensibilizar pessoas do país inteiro. Em algumas cidades, assim como no Outubro Rosa, monumentos ganham a cor azul. Em São Paulo,  foram iluminados o Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras, Estádio do Pacaembu e Instituto do Câncer. Em Vitória, a praça Costa Pereira, Casarão Cerqueira Lima, no centro da cidade, e as Torres de Jesus de Nazareth, Ponte da Passagem, Terceira Ponte e Palácio Municipal também estão azul.

De norte a sul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é parceiro na promoção de diversos eventos, como parte da campanha Novembro Azul. Confira abaixo alguns deles:

Bike + Running no Rio de Janeiro: no próximo domingo, 15/11, acontece treino de bicicleta e corrida. A concentração é no Jardim Botânico, a partir das 9h30. Na chegada, ao final do percurso, o evento contará com uma ação informativa da campanha. As inscrições podem ser feitas na recepção da Academia Velox Fitness.

Passeio de Motocicleta: em 28/11, em São Paulo, os amantes das duas rodas poderão se reunir em um grande passeio pelos pontos iluminados da capital paulista em homenagem ao #NovembroAzul!

Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem: para incentivar a prática de atividade física como aliada na prevenção ao câncer, o Hospital A.C.Camargo promove a 5ª edição do evento.  Este ano, ele será realizado no domingo, 15/11, na USP – Cidade Universitária. A saída é às 7h.  Para se inscrever, acesse este site.

Assista e divulgue o vídeo da campanha Novembro Azul 2015:


Imagem: divulgação Novembro Azul

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

2 comentários em “Novembro Azul alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

Deixe uma resposta