Nova Zelândia celebra o nascimento do 2000o kiwi, ave símbolo do país, em risco de extinção

Nova Zelândia celebra o nascimento do 2000o kiwi, ave símbolo do país, em risco de extinção

Não, não estou falando da fruta. Se você ainda não conhecia o kiwi, animal, vou te apresentar essa ave curiosa. Nativa da Nova Zelândia, ela é peluda, tem um bico longo, não possui asas e por essa razão, não voa, e tem os sensos do tato, audição e olfato extremamente apurados. Todavia, apesar de ser a ave símbolo de seu país, infelizmente, o kiwi é também a mais ameaçada.

Então não é nenhuma surpresa constatar que houve tanta celebração com o nascimento do 2000o filhote no National Kiwi Hatchery Aotearoa, um centro de conservação, responsável por encubar os ovos de kiwi de toda a Ilha Norte da Nova Zelândia.

A expectativa era tanta para a chegada do novo filhotinho, que a eclosão do ovo foi transmitida ao vivo, pela internet.

Em números cada vez menores

Antes dos exploradores aportarem na Nova Zelândia, estima-se que milhões de kiwis habitavam o país. Mas em 1998, a população já tinha caído para menos de 100 mil, e em 2008, esse número diminuiu ainda mais, cerca de 70 mil. Hoje acredita-se que restem 68 mil kiwis e há um perda, anual, de 3% de indivíduos.

Um dos principais problemas enfrentados pela espécie é que, de cada 100 ovos de kiwi depositados em tocas na floresta, apenas cinco filhotes chegarão à idade adulta. Seu principal predador é o furão, mas nos dias atuais, cães e gatos domésticos também se tornaram ameaças. Em média, 27 kiwis são mortos por predadores toda semana, com essa taxa, especialistas temem que a ave pode ser extinta ainda em nossa geração.

Por isso, o trabalho realizado por centros de conservação, como o National Kiwi Hatchery Aotearoa, é tão importante. Nesses locais, com o cuidado de especialistas, a taxa de sobrevivência dos filhotes aumenta em 65%.

Ainda não se sabe o sexo do 2000o filhotinho. Ele só será descoberto daqui um mês, quando sair o resultado do exame de DNA.

Após nascerem, os kiwis do centro de conservação ficam em uma incubadora e recebem cuidados até chegarem ao peso de 1kg, o que leva aproximadamente três meses. Depois deste período, eles são então recolocados em território natural e recebem um chip que permite o rastreamento.

Um kiwi adulto

Quem é o kiwi?

Existem cinco espécies de kiwi: Great Spotted, Okarito Brown (Rowi), Tokoeka, Little Spotted e North Island Brown. Todas elas estão em risco de extinção – uma mais do que outra. A mais rara é a Rowi, encontrada apenas em uma pequena área da Ilha Sul, que conta com menos de 400 indivíduos.

Kiwis são aves muito especiais. Os biólogos explicam que elas têm hábitos tão diferentes porque, durante milhões de anos, viveram em um ambiente sem mamíferos, como em nenhum outro lugar da Terra.

Talvez por não ter disputado espaço com eles, puderam se adaptar livremente no chão e desenvolver características inusitadas para outras aves, como por exemplo, ter pernas pesadas e musculosas, que compõem quase um terço do seu peso: perfeito para uma vida passada no solo.

Os kiwis cavam tocas para seus ninhos, algo que associamos mais a ratos e outros mamíferos terrestres do que a aves. E os ovos que eles depositam são enormes, quase 20% do seu peso corporal, proporcionalmente um dos maiores de todos os pássaros.

Confira abaixo outras curiosidades sobre a ave símbolo da Nova Zelândia:

  • Os kiwis já nascem com todas as penas e se alimentando sozinhos, incomum para aves;
  • Dormem em pé;
  • Correm tão rápido quanto um humano se são ameaçados;
  • Possuem quatro dedos em um pé grande e acolchoado parecido com dinossauro, perfeito para andar sem fazer muito barulho;
  • As penas são bagunçadas, parecem com um fio de cabelo grosso, e possuem bigode como os gatos;
  • A temperatura corporal é maior que da maioria das aves, se aproximando mais dos mamíferos;
  • As mães trabalham muito, colocando mais de 100 ovos ao longo da vida – cada um equivalendo a 20% do peso corporal dela (comparando aos humanos, o bebê nasce com apenas 5% do peso da mãe);

*Com informações do WWF New Zealand e do Turismo da Nova Zelândia

Fotos: divulgação

Um comentário em “Nova Zelândia celebra o nascimento do 2000o kiwi, ave símbolo do país, em risco de extinção

  • 13 de novembro de 2019 em 8:26 PM
    Permalink

    Uma vida é algo a ser comemorado, essa garantia de manutenção da vida, é uma alegria plena! Podemos sonhar com “extinção” somente da nossa ignorância…

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.