A nova estrela da saga Guerra nas Estrelas: o gibão Skywalker

A nova estrela da saga Guerra nas Estrelas: o gibão Skywalker

As criaturas adoráveis do universo criado por George Lucas, como os Ewoks e o astro Chewbacca, agora ganharam um novo companheiro, mas este, na vida real: é o gibão hoolock Skywalker.

O primata é uma nova espécie, que acaba de ser descrita por cientistas chineses na publicação American Journal of Primatology. O nome científico é Hoolock tianxing, mas o popular será Skywalker.

Há anos o animal já era estudado pelos pesquisadores, mas só recentemente foram constatadas evidências genéticas de que ele pertence a uma espécie diferente das duas previamente descritas na região do rio Irawaddy-Nmai Hka, na China, o western (Hoolock hoolock) e o eastern (H. leuconedys).

O pequeno gibão vive no alto das copas das florestas das montanhas de Gaoligong, no sudoeste da China.

“Nossa equipe está muito feliz por ter feito esta descoberta. No entanto, há um lado de tristeza. Estamos pedindo que a International Union for Conservation of Nature (IUCN) inclua imediatamente a nova espécie no status de risco de extinção, já que o gibão hoolock Skywalker enfrenta a mesma ameaça grave e iminente para sua sobrevivência como muitas espécies de outros pequenos macacos no sul da China e sudeste da Ásia, devido à perda de habitat e à caça”, afirmou Samuel Turvey, pesquisador do Instituto de Zoologia de Londres (ZSL), que também fez parte do estudo.

Estima-se que só existam cerca de 200 indíviduos da nova espécie descrita, espalhados pela China e Myanmar. “É essencial uma maior conscientização sobre o notável ecossistema das montanhas Gaoligong e um melhor trabalho de conservação para garantir que tenhamos tempo de conhecer completamente esta nova espécie antes que seja tarde demais”, alertou Turvey.

E por que “Skywalker”? Além dos cientistas serem fãs da série Guerra nas Estrelas, a referência a um dos principais personagens do filme se deve ao nome do animal em chinês, que significa “movimento celeste“.

Em sua conta no Twitter, o ator Mark Hamill, protagonista de Luke Skywalker nas telas, escreveu que estava orgulhoso de ter o nome de seu personagem usado para batizar a nova espécie de primata. Ele usou a hashtag #JungleJedi – o Jedi da Floresta.

Quem é o gibão?

Primata pertencente à família Hylobatidae, o gibão é considerado um dos melhores acrobatas da natureza. Vive em florestas tropicais e subtropicais do sudeste da Ásia. Os machos medem pouco menos de 1 metro e pesam cerca de 7 kg.

Entre as características físicas mais marcantes está a dos braços serem mais compridos do que as pernas. Gibões conseguem saltar distâncias de até 15 metros e atingem velocidades impressionantes de 55 km/h.

Esta espécie de primata é monogâmica, ou seja, só tem um parceiro durante toda vida. Os gibões se alimentam basicamente de frutas, mas gostam também de folhas, insetos e flores. São conhecidos por seus gritos, bastante estridentes, para atrair as fêmeas.


Foto: divulgação Zoological Society of London

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.