10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Pertinho do fim de 2016, a equipe do Conexão Planeta tem muito a agradecer. Já é a segunda vez que comemoramos a virada do ano no site graças a você que nos lê, comenta, compartilha, manda mensagens e divulga o site para os amigos. Crescemos muito nesse um ano e meio com o seu apoio – e nosso conteúdo conseguiu alcançar ainda mais pessoas. Muito obrigada! Por isso, listamos as 10 notícias que mais causaram impacto no site e nas nossas redes sociais.

Celebre agora com a gente o fim de 2016 e o Ano Novo relembrando – em contagem regressiva! – 10 boas histórias que nos inspiram a transformar o planeta em um lugar melhor e mais feliz para todos.

10) Como aprender a identificar árvores, plantas, flores…

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Que bom que uma das notícias mais lindas tem tudo a ver com nossa relação com a natureza! Quer aprender a identificar plantas, árvores e flores? Este texto do blog Árvores Vivas te incentiva a mergulhar nos livros, guias, em grupos de discussão, e também a trocar sementes e mudas. Aprender tudo o que importa sobre o mundo natural é um processo contínuo e holístico. Não acaba nunca.

9) Brincar de fazer comidinha (com a natureza) é ritual sagrado na infância

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Comer não é apenas nutrir-se com o alimento. Esta reportagem do blog Ser Criança é Natural vai mostrar que é ao prepará-lo, decorá-lo, servi-lo e comê-lo junto é, na verdade, um ritual. E isso acontece também nas brincadeiras que passam de geração em geração. Ainda neste post, conheça um livro que inspira essas brincadeiras e registra diferentes comidinhas encontradas em todo o Brasil.

8) O predador invisível que ameaça a vida de milhares de aves

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Muitos perigos modernos ameaçam a vida de aves ao redor do planeta – a maioria deles causados por nós, humanos. Um exemplo disso é a colisão (e morte) de aves contra janelas e painéis de vidros, muito comum nas grandes cidades. Mas é possível resolver a questão sem a necessidade de inventar novas tecnologias. Confira a solução no blog Avoando!

7) Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta se esgotaram em 8 de agosto

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Mais uma vez, esgotamos os recursos naturais do planeta disponíveis antes de o ano acabar.  No dia 08 de agosto, já tínhamos “entrado no vermelho” – um fenômeno que acontece cada vez mais cedo. Chamamos o dia em que esgotamos os recursos do planeta de Dia da Sobrecarga da Terra. Quer saber qual o impacto do seu estilo de vida no meio ambiente? Veja como neste texto do blog Inspiração para a Ação.

6) Fazenda no deserto produz toneladas de tomates usando somente a luz do sol e água do mar

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

É possível cultivar alimentos sem usar terra, sementes transgênicas e pesticidas? A resposta é sim! Conheça a tecnologia de ponta pioneira utilizada em um projeto de agricultura sustentável que permite a produção de 17 mil toneladas de tomates por ano em uma fazenda… no deserto!

5) A importância do andar descalço

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Mais uma notícia sobre conexão à natureza e crianças no nosso Top10 de 2016! Esta notícia do blog Ser Criança é Natural fala a respeito da importância de as crianças, desde que começam a andar, caminharem descalças e por terrenos irregulares para desenvolver-se com segurança e liberdade. Tem dúvida? Leia os argumentos.

4) Terceira idade com autonomia e sem solidão

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Morar sozinho, com um cuidador ou na casa dos filhos? Por que achamos que temos o direito de decidir o que é melhor para os mais velhos da família? Essa é a reflexão que o blog Gaiatos e Gaianos propõe. No texto, saiba como adaptar os espaços para receber e acolher o idoso com conforto e segurança. E, mais importante, como não tratar a velhice como doença, mas com respeito.

3) Chapada dos Guimarães abriga primeiro Santuário de Elefantes da América Latina

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Desde setembro deste ano, o Cerrado não tem somente onças, araras, antas e capivaras circulando, mas também elefantes. Isto porque foi inaugurado o Santuário de Elefantes Brasil, o sexto do mundo. A iniciativa é fruto do empenho de duas organizações internacionais, além da paixão e da dedicação de uma brasileira e de um americano por esses animais. Quer saber por que o Brasil foi escolhido para abrigar o Santuário? Então, leia este texto!

2) WeFood: supermercado que só vende produtos fora do prazo de validade é inaugurado na Dinamarca

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Em nova iniciativa contra o fim do desperdício de alimentos, um supermercado de Copenhague vende alimentos fora da validade e problemas no rótulo ou na embalagem. Calma. Não se tratam de produtos estragados, mas produtos cujo prazo de validade já venceu e ainda podem ser consumidos, de forma segura. Legal, não?

1) França proíbe venda de copos, pratos e talheres de plástico

10 notícias que “bombaram” no Conexão Planeta em 2016

Santa coragem do governo francês! A partir de 2020, só poderão ser comercializados produtos descartáveis que sejam biodegradáveis. Ou seja, o plástico será banido das prateleiras para diminuir a poluição nas cidades e o impacto ambiental na natureza. Quer saber como a proibição mudará, na prática, a vida dos franceses? Voilà! Leia este post.

Esperamos que tenham gostado dessas notícias e de tantas outras que publicamos em 2016. Obrigada pela companhia este ano e nos vemos, com certeza, em 2017!

Deixe uma resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.