PUBLICIDADE

A natureza em dez livros inspiradores para crianças


Ainda inspiradas pela experiência que a Ana Carol (uma das autoras deste blog) teve com as escolas da floresta, destacamos hoje um elemento de sua rotina que se soma a tudo o que vimos propondo aqui neste espaço: como entrar cada vez mais nesse universo da natureza na infância.

Nas escolas da floresta, os educadores preparam alguns cantos para as crianças brincarem. Os materiais disponíveis são selecionados previamente e sempre têm alguma relação com a natureza. Ou são feitos com elementos naturais, ou são ferramentas para as crianças explorarem o espaço com outro olhar, ou ainda alguma referência à natureza como os livros de literatura infantil.

Os educadores preparam um cesto com alguns títulos em que a natureza esteja presente. Neles, os personagens são animais, ou o cenário é um espaço natural. Este pequeno acervo é deixado próximo a uma árvore com raízes aconchegantes para que as crianças se aproximem manuseiem e leiam. Crianças que não sabem ler o texto, podem ver as imagens que, nos livros infantis. são tão ricas quanto o texto e trazem tantas informações quanto o que está escrito. Quando conhecem a história, as imagens são grande apoio para que ela flua.

Ler histórias nas quais a natureza está presente ou é protagonista, torna a relação da criança com a natureza mais íntima, ajuda a levá-la para outros espaços e aproximando-a de seus mistérios.

Abaixo, indicamos alguns livros infantis brasileiros ou traduzidos de que gostamos muito e que inspiram a relação entre criança e natureza. Vejam que delícia!

  • Poeminhas da Terra, de Marcia Leite – Os poeminhas reunidos neste livro nos contam sobre momentos de uma aldeia indígena. Hora de brincar, hora de comer, hora de festejar. Os versos curtos e sonoros são compostos por palavras de origem tupi. As ilustrações nos mostram uma profunda harmonia entre os seres e a natureza. O título recentemente foi distribuído na campanha de distribuição de livros do Itaú Leia para uma criança.
  • Semente, de Edith Derdyk – Contado através de texto poético e ilustrações lindas da artista Edith Derdyk, Semente é uma história sobre… as sementes! Hoje são sementes, e amanhã? Árvore, flor, fruta ou mesmo gente, que também nasce de semente.
  • Árvore Generosa, de Shel Silverstein – A história do amor entre um menino e uma árvore, nos faz refletir sobre a amizade e a destruição da natureza pelo homem. A ilustração de traços precisos e delicados nos remetem a simplicidade, e a possibilidade de se dizer tudo com pouco.
  • Árvores do Brasil: cada Poema no seu Galho, de Lalau e Laurabeatriz – Os poemas e ilustrações coloridas deste livro apresentam algumas das árvores do nosso país. São três espécies de cada bioma brasileiro. Cada árvore é acompanhada de um animal, que mantém alguma relação de vida com ela.
  • Folha, de Stephen Michael King – Um livro sem texto, com o qual cada leitor pode criar uma história nova a cada dia, de acordo com sua imaginação. As ilustrações nos mostram um menino que não quer pentear o cabelo. Ele sai para brincar e um passarinho faz cocô na cabeça dele, e uma plantinha começa a nascer. Como cuidar dessa plantinha?
  • Cocô de Passarinho, de Eva Furnari – Com um contexto bastante similar ao livro anterior, Eva Furnari conta a história de como o cocô de um passarinho pode mudar a vida de uma pequena cidade que vivia aborrecida.
  • Perigosa vida dos passarinhos pequenos, de Miriam Leitão – O livro conta, em capítulos, a história de uma manifestação iniciada por pássaros para alertar contra a falta de árvores da região. Com ilustrações maravilhosas de Rubens Matuck, o livro é cativante para leitores de todas as idades.
  • Para criar passarinho, de Bartolomeu Campos de Queirós – Em cada página deste livro, Bartolomeu nos mostra o que é necessário para criar passarinho, e nos leva a pensar sobre a liberdade e a inconveniência das prisões.
  • A Árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós – A árvore, que mesmo sendo de todas, foi apropriada pelo poeta Bartolomeu. Uma relação que gerou um livro que nos conta de toda a vida que se acolhe nela.
  • Se eu fosse uma árvore, de Talita Nozomi – O livro transforma o leitor em uma árvore. Por alguns momentos, ele cresce, atrai passarinhos e suas sementes voam por aí. Ele passa por todas as estações do ano e se transforma em cada uma delas.

Sentiu falta de algum livro imperdível? Então, sugira nos comentários, abaixo – com boas argumentações -, para adicionarmos ao nosso acervo e a este post.

Foto: Ana Carol Thomé

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paula regina merise
paula regina merise
7 anos atrás

Sugiro um livro de excelente qualidade e conteúdo:DO MULUNGU AO MANACÁ de Ruth Salles Edit.Instituto Artesocial

Kelle Cristina Vieira
Kelle Cristina Vieira
4 anos atrás

Sugiro o livro Bichos do Cerrado. Uma publicação do Instituto Biotropicos, em Minas Gerais.

Alexandra
Alexandra
2 anos atrás

Que delícia seria possível saber onde adquirir por gentileza??

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE