Nature RX: campanha bem humorada prescreve convívio com a natureza

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“Cansado? Irritado? Estressado? Natureza! Esta receita sem contraindicações alivia os sintomas da vida moderna. Os efeitos colaterais podem incluir autoconfiança e bom humor, sem motivo aparente”. Este é o convite da campanha Nature RX, criada e lançada por três jovens americanos – Justin Borgardus, Joseph Vitorine e Jed Lazar – que querem inspirar as pessoas a viver mais ao ar livre.

Justin e Joseph são documentaristas, mas não tinham nenhuma relação com a natureza até conhecerem Jed por intermédio de um vídeo que ele publicou em seu perfil no Facebook e que inspirou a criação da campanha.

Jed não é ator, mas se sente muito à vontade “diante das câmeras” – o que revelou em seu vídeo amador – e é muito espirituoso e bem humorado. Por isso, ganhou o papel de protagonista no primeiro vídeo da campanha (premiadíssimo e que mostro no final deste post) e topou aparecer nu, correndo animado por um píer e se jogando no rio para provar as benesses do convívio com a natureza. A direção coube a Justin.

nature-rx-campanha-natureza-kids-800Para disseminar a ideia de que não há melhor remédio para acabar com os males provocados pela vida agitada e sem tempo – stress, depressão, cansaço, TDAH, desânimo, ansiedade, entre outros –, a campanha Nature RX mantém o site e perfis no Facebook e no Twitter. Além de uma página no You Tube, na qual estão publicados o primeiro vídeo e outros dois que explicam detalhes de todo o trabalho realizado pelo trio e equipe. Um novo vídeo está sendo produzido, ainda sem data para o lançamento. E o público infantil também ganhará uma série – Nature RX Kids –, com lançamento previsto para 2016.

Eu acredito – e desejo profundamente – que não deve demorar muito para que boa parte dos médicos prescreva “momentos na natureza e prática de exercícios ao ar livre” para seus pacientes no lugar de uma coleção de remédios.

Essa onda de incentivo ao bem-estar já acontece entre médicos do Reino Unido, em São Francisco e na Filadélfia por inspiração de diversos estudos e pesquisas que, por sua vez, têm resultado em boas reportagens em publicações diversas, especializadas ou não. Estudo realizado em 24 florestas no Japão, onde é comum a prática do Shinrin-yoku (ou banho de floresta), apontou que os benefícios de uma boa caminhada entre as árvores são incontestáveis. Tudo melhora: a pressão arterial, a frequência cardíaca, o sistema imunológico e os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”. Essa atividade também é muito praticada na Coreia do Sul.

reconexão com a natureza é urgente e há especialistas e jornalistas empenhados em disseminá-la, como Richard Louv e nossos queridos colaboradores do Conexão PlanetaJuliana Gatti, Sandro Von Matter, Rita Mendonça, Ana Carol Thomé e Giuliana Capello, autores dos blogs Árvores Vivas, Avoando, Ser Criança é Natural e Gaiatos e Gaianos, respectivamente. Rita comentou, em um de seus últimos posts, sobre a “epidemia” de prescrições de psicotrópicos para crianças que são diagnosticadas com “transtorno de déficit de atenção”. Tudo porque elas não se encaixam nos padrões estabelecidos pela sociedade e pelos adultos (leia Brincar livre na natureza é o melhor remédio).

E acredito mais: que esse novo olhar para o bem estar e a natureza ainda poderá ser um importante aliado na conservação do meio ambiente. Com a convivência mais constante, as pessoas entenderão melhor a importância de sua preservação. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é comum a parceria entre parques, grupos de conservação (que promovem plantios de árvores, entre outras atividades) e médicos ou clínicas de saúde. Afinal, quem conhece, cuida.

Pelo mundo

Além da campanha Nature RX, o jovem Jed Lazar está envolvido em outras causas ambientais e sociais. Ele mantém um fundo de educação para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e, este ano, vendeu a pequena empresa de entregas de sopas com bicicleta, que mantinha em Portland, no estado do Oregon, EUA, para viajar pelo sudeste da Ásia como voluntário.

É só acompanhar seu perfil no Facebook para compreender sua nova jornada e ver que ele também continua firme e forte em suas vivências ao ar livre.

Agora, assista ao vídeo de lançamento da campanha (abaixo) e aceite o convite de Jed: “Pergunte a seu médico se a natureza é o ideal pra você”. Alguma dúvida sobre a resposta?

Foto: Reprodução

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Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.