#NatalDasPessoas: por mais presentes-presença, todos os anos

O fim do ano está chegando, as festas as aproximam e, de todos os cantos, nos chegam informações de incentivo para comprar, presentear, comprar mais e mais. Nós, do Ser Criança é Natural (programa que dá nome a este blog) acreditamos que as melhores coisas da vida não são coisas, são experiências, sensações, sentimentos. E isso está mais que registrado em todos os nossos posts.

Com a intenção de provocar, em todos que nos acompanham – aqui e “do lado de fora” -, dedicamos esta reflexão sobre esta época do ano e sobre o que realmente faz sentido pra nós. E, para isso, nos juntamos a outras pessoas e movimentos que admiramos, indicados, aqui, com seus respectivos perfis no Instagram: Rosane Castilhos (@rosanecastilhos), Guia Fora da Casinha (@guiaforadacasinha), Na Pracinha (@napracinha), MILC – Movimento Infância Livre de Consumismo (@infancialivre), OcupaBaby (@ocupababy), Paula Mastracola (@ao.redor.do.sol).

Cada uma de nós tem sua causa, seus registros, sua proposta de ação. Juntas, temos um mesmo propósito: promover uma infância livre e de respeito para todas as crianças!

E foi assim que nos reunimos, virtualmente, e criamos a hashtag #NataldasPessoas para compartilhar os registros do que acreditamos: sugestões de presentes-presença, reflexões sobre este tempo, sobre estar junto.

Não foi à toa que indicamos os perfis do Instagram de cada uma, acima. Cada um, mais o nosso (@sercriancaenatural), está mobilizado para fazer um Natal de muita presença. Nosso desejo é compartilhar com todos os amigos e seguidores a esperança de uma celebração com mais presença, vida, um tempo para estar junto de verdade!

Então, aqui vai as nossas dicas para um #NataldasPessoas:

1. esteja presente: o melhor presente é nossa presença. Brinque junto, passeie, cante, experimente… o que quer que você faça, com quem faça, dedique-se a estar ali e aproveitar o momento. O @infancialivre tem um acervo especial de campanhas para um Natal com mais presença;

2. compartilhe memórias: conte para as crianças sobre suas aventuras de Infância, o que mais gostava de brincar.  Quais suas memórias dos Natais da Infância? Que tal reviver algumas dessas memórias na companhia das crianças?;

3. Presente-presença: quer presentear alguém com algo? Por que não envolver as crianças num processo de criação e construção? Tudo pode ser muito simples e o mais importante, feito com muito amor! – A @rosaneCastilhos deu várias dicas em seu feed do Instagram!;

4. Faça pausas: dedique-se a não fazer nada por algum momento. Aproveite este momento para contemplar, sentir o mundo, aproximar seu olhar ao olhar dos pequenos; e

5. Vá a parques: ao invés de lojas e shopping, por que não escolher passeios ao ar livre para despedir-se do ano que vai? Aproveite dias ensolarados, frescos e até mesmo algumas chuvas para experimentar o mundo lá fora! A natureza é um convite para o estar junto e fazer novos amigos..

Acreditamos que  estar junto é o presente mais bonito que podemos dar. Para os outros e para nós, mesmos. Então, aproveite os momentos, faça-se presente! E, depois, compartilhe com a gente suas reflexões e momentos usando a hashtag #NataldasPessoas.

Foto: Renata Stort

Deixe uma resposta

Ana Carol Thomé

É pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Participa de diversas formações sobre primeira infância, brincar e arte para crianças e coordena o programa Ser Criança é Natural (que dá nome a este blog), do Instituto Romã, que incentiva o contato das crianças com a natureza. Organiza a ação Doe Sentimentos e acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.