Na Suécia, shopping vende só produtos reciclados


Já imaginou um shopping – meca do consumo, em geral – que vende somente produtos já usados e recuperados? Pois ele existe há dois anos e fica na Suécia, um dos países mais avançados na gestão de lixo no mundo (outro país que leva a reciclagem e o reaproveitamento de materiais a sério é a Holanda, como já mostramos aqui, no Conexão Planeta, no especial sobre Economia Criativa).

O ReTuna é um centro comercial localizado na cidade de Eskilstuna, a 100 quilômetros de Estocolmo – dá pra acompanhá-lo em sua página no Facebook, que resulta da parceria entre o governo municipal, empresas locais e ONGs. É o primeiro do gênero no mundo. Muito diferente do que estamos acostumados a ver, não é apenas um local para consumo, mas que promove a ideia de reciclagem e do reaproveitamento em todos os cantos por onde o visitante passa.

Além das lojas – são 15, onde se comercializa móveis, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos, artigos esportivos e vestuário –, o local possui um depósito onde qualquer pessoa pode deixar objetos, móveis ou roupas que não usa mais. Lá, os materiais são analisados e classificados e podem ser encaminhados – ou não – para as lojas do shopping.

Também há uma área voltada à educação ambiental, onde são realizados cursos e oficinas. Nas lojas, os clientes podem aprender como consertar aparelhos domésticos, além de customizar roupas e também criar artigos a partir de peças de equipamentos que não funcionam. É um ‘faça você mesmo’ bem orientado que incentiva a criatividade e ensina os interessados a dar novo uso para o que iria parar no lixo. Para quem quer aprofundar o aprendizado, o shopping oferece um programa de design, reciclagem e reúso com duração de um ano.

E lá também se come bem e de forma saudável: o café restaurante Returama só serve alimentos frescos e orgânicos.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.