Música (com natureza) para crianças


Quando o mundo começou provavelmente a música começou junto. Já havia ritmo, já havia som. Com a diversificação dos seres vivos ao longo das eras, também se ampliou infinitamente a quantidade de diferentes timbres que cada movimento de vida produzia. Demorou alguns milhares de anos para emergirem seres capazes de ouvir, discernir, apreciar, criar novos sons e organizá-los de forma expressiva unindo o que vibra em seu coração com algo que possa ser apreciado pelos outros: nós, humanos, podemos fazer tudo isso!

Os sons da natureza estão conosco todo o tempo. Nos acompanham desde quando estávamos dentro do útero e ouvíamos os sons internos de nossas mães, e seguem junto com a gente todos os dias, mesmo que os sons da cidade tentem vibrar mais alto. Nessa época do ano. os sabiás estão cantando lindamente, lembrando-nos de que nós e a natureza somos uma unidade.

Se os sons da natureza podem ser entendidos como música, por que não se inspirar neles pra criar novas músicas? É o que muitos compositores fazem. Por isso, hoje, listamos alguns dos nossos CDs de música para crianças que trazem a natureza junto. Nessa seleção, tentamos fugir do que vem sendo oferecido em massa para as crianças, e optamos por trabalhos que valorizam a arte nacional e autoral, feita com o cuidado daqueles que sabem ouvir a natureza.

Projeto Crianceiras

Marcio de Camillo criou o Projeto Crianceiras quando começou a musicar poemas de Manoel de Barros, que são pura inspiração na infância e na natureza. O primeiro CD ficou lindo, sensível e muito especial. E ele não parou por aí: também transformou em música os poemas de Mario Quintana. O resultado ficou belíssimo! Os dois CDs são altamente recomendáveis e, aqui, selecionamos uma música de cada um pra deixar um gosto de ‘quero mais’:

Crianceiras com Manoel de Barros

Crianceiras com Mario Quintana

Nhambuzim – Bichos de Cá

Desde 2002 este grupo se dedica a preservar as tradições culturais brasileiras. Em seu segundo projeto, Bichos de Cá, traz ritmos brasileiríssimos com letras que falam dos animais da nossa fauna. O ritmo é envolvente e logo coloca a gente pra dançar. No vídeo abaixo, o grupo conta sobre o trabalho que desenvolve e dá uma amostra deliciosa de suas canções:

Brasileirinhos – Paulo Bira, Lalau e Laurabeatriz

Esta é uma parceria entre o músico Paulo Bira, o poeta Lalau e a ilustradora Laurabeatriz, que resultou em dois CDs muito incríveis. Lalau e Laurabeatriz já são conhecidos por seus livros. Pois as letras de Lalau, publicados originalmente em quatro livros ilustrados por Laurabeatriz, pularam das páginas para as canções, os títulos das publicações para os CDs. As letras falam de animais que habitam as listas de bichos em risco de extinção. Um presente pra fauna brasileira e para os nossos ouvidos!

Playlist ‘Ser Criança é Natural’

Reunimos estas e outras músicas para crianças que falam de natureza em uma playlist no aplicativo Spotify. 

Do Nhambuzim tem “O Buraco do Tatu”, “Jabuti no Jatobá” e “Na trilha, na mata, a pé”. Do Marcio de Camillo: “Os Rios Começam a Dormir”, “Canção da Garoa”. Mas tem também Arnaldo Antunes (O Peru), Caetano e Moreno Veloso (O Leão, para a Arca de Noé), Chitãozinho e Xororó (A Galinha d’Angola), Adriana Partimpim (O Elefantinho), Palavra Cantada com “Alecrim”, “Água” e “Pomar”, Pequeno Cidadão com “Todo dia”, Zeca Baleiro com “Pulga da Sorte”, “Coruja Nenén” e “Morcego Sanfoneiro” e Tulipa Ruiz com “A ordem das árvores”. Só para citar alguns intérpretes e músicas.

Pra seguir e ouvir com a gente é só clicar na playlist do Ser Criança é Natural. Depois, diz se gostou e se falta alguma música na nossa lista, nos comentários abaixo.

Fotos: Reproduções

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto “Ser Criança é Natural” para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

2 comentários em “Música (com natureza) para crianças

Deixe uma resposta