Movimento contra agrotóxicos ganha adesão de Caetano Veloso


A Virada Cultural, realizada em São Paulo em 19/5, sábado, virou palco de ativistas, artistas e do público engajado contra os agrotóxicos e o Pacote do Veneno, como foi apelidado o Projeto de Lei 6299/2002, de autoria de Blairo Maggi, um dos maiores ruralistas e produtores de soja do Brasil, ex-senador e ministro da Agricultura do governo Temer. O relator é o deputado (também ruralista!) Luiz Nishimori (PR). Já falamos desse pacote e da mobilização contra ele, aqui, no Conexão Planeta.

Organizado pelo Greenpeace e pelo #342Amazônia durante a Virada, na capital paulista, o protesto contou com a participação da chef de cozinha Bel Coelho (abaixo, com Caetano) e do ator, cantor e roteirista Johnny Hooker e ganhou a voz potente do cantor e compositor Caetano Veloso.

Em seu show, ele bradou contra os avanços desse setor e o absurdo desse projeto, vestindo a camiseta da campanha Chega de Agrotóxicos. Na plateia, os fãs de Caetano apoiavam a manifestação exibindo cartazes.

Outras celebridades também estão engajadas nessa causa como Gisele Bundchen, a chef Paola Carosella, a especialista em alimentação e apresentadora Bela Gil. Já na sexta vi Bela exibindo a camiseta da campanha em evento do movimento Believe Earth

O Pacote do Veneno

A emenda proposta por Maggi visa alterar a atual Lei dos Agrotóxicos. Tudo para facilitar o aumento da venda indiscriminada desses produtos – chamados de fitosanitários pra disfarçar sua toxicidade – no país, que já é o maior consumidor mundial desses venenos.

Uma das propostas é – pasme! – que a Anvisa e o Ibama não participem da fiscalização e que o o Ministério da Agricultura – presidido por Maggi (!) e dominado pelo lobby dos fabricantes desses agroquímicos – tenha total autonomia nesse quesito.

Como se não bastasse, esse projeto de lei criminoso ainda via a liberação de agrotóxicos comprovadamente cancerígenos e proibidos no mundo, que ainda provocam má formação congênita, entre outros problemas graves de saúde.

A emenda foi discutida por uma Comissão Especial na Câmara na semana passada, em 16/5, mas sua votação foi adiada para 29 de maio.

O Ministério Público Federal e diversas ONGs ambientais já se posicionaram contra o Pacote do Veneno. E imprescindível é a participação da sociedade nesse processo, como aconteceu na Virada Cultural e pode ser feito por meio da petição da campanha #ChegaDeAgrotóxicos para pressionar os deputados. Assine!

Fotos: Raíssa Galvão/Mídia Ninja

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.