Mostre seu talento e concorra a muitos prêmios no Concurso Fotográfico “Onde está a Baleia?”

Mostre seu talento e concorra a muitos prêmio no Concurso Fotográfico “Onde está a Baleia?”

Os seres marinhos sempre despertaram a fascinação dos seres humanos. Por viver nos oceanos, têm hábitos e comportamentos completamente diferentes dos animais terrestres, mais próximos ao homem. Alguns minúsculos e outros gigantescos, como as baleias, todos têm algo em comum: precisam de nossa proteção.

Para promover a conexão das pessoas com a natureza e estimular e  desenvolver a empatia delas pela biodiversidade marinha, em especial pelas baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), o projeto Amigos da Jubarte está lançando o 1º Concurso de Fotografia de Baleias.

Com o título de “Onde Está a Baleia”, o concurso premiará sete categorias: Baleias, Seres do Mar, Oceano, Making Of, Vídeo e Ilustração e Artes.

Os (as) interessados (as) em participar poderão enviar suas fotografias  e vídeos até 31/03/2019, através do site da competição.

Os arquivos enviados deverão conter o nome do participante acompanhado do título do trabalho (ex: Nome-do-autor, Título-da-foto.jpg.). As fotos e ilustrações devem ser enviadas em formato “.jpg”, com resolução mínima de 300 dpi e tamanho mínimo de impressão de 25cm (ou 3000 pixels no maior lado). A qualidade do arquivo digital também será avaliada. Já os vídeos deverão estar publicados em qualquer player online (YouTube, Vimeo, etc…) e ter resolução mínima de 720p (1280×720px ou similar).

O vencedor da categoria principal, Baleia, ganhará  uma câmera DSLR, com duas lentes e cartão de memória), mais um passeio com a equipe de monitoramento de baleias do projeto Amigos da Jubarte e ainda, ter sua foto participando e um livro e uma exposição (confira os demais prêmios, inclusive para outras categorias aqui ).

 

As fotos serão analisadas por um grupo de jurados composto pelos fotógrafos, especialistas e profissionais da área Enrico Marcovaldi, João Paulo Krajewski, Roberto Sakai, João Marcos Rosa e Léo Merçon. Os dois últimos são colaboradores no blog coletivo do Conexão Planeta, Por Trás das Câmeras.

O projeto Amigos da Jubarte é uma iniciativa sem fins lucrativos, que em 2018 completa quatro anos de atuação. Ela é uma realização do Instituto O Canal e co-realização do Instituto Últimos Refúgios, com atividades focadas na conservação da baleia-jubarte na costa capixaba.

A iniciativa inicialmente teve como objetivo transformar a baleia-jubarte em um símbolo da conservação do estado do Espírito Santo, e fortalecer a importância desses magníficos cetáceos. Com a informação de que muitas baleias vinham até nossas águas para acasalarem e terem seus filhotes, percebemos a grande chance de utilizar a babeia como uma bandeira para a conservação dos oceanos. Atualmente o Projeto Amigos da Jubarte conta com pilares como educação ambiental, difusão científica, pesquisa, fomento ao turismo e realizações culturais, todos com a conservação das baleias-jubarte como foco.

O 1º Concurso de Fotografia de Baleias tem o apoio cultural do Conexão Planeta.

Participe, mostre seu talento e ganhe prêmios! Além de promover a preservação da biodiversidade marinha!

Foto: Léo Merçon/Instituto Últimos Refúgios

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta