PUBLICIDADE

6ª. Mostra Ecofante de Cinema Ambiental abre inscrições para competição latino-americana. Até 15/1/2017

mostra-ecofalante-competicao-latino-americana-dauna-tarsi-playa-rien-2015

Se você produziu, em 2015 e 2016, filmes de longa ou curta-metragem sobre temáticas socioambientais, pode se inscrever – de 15/11 a 15/1/2017 – na Seleção Oficial da Competição Latino-Americana e Caribenha de um dos maiores e mais importantes encontros de cinema socioambiental do país: a Mostra Ecofalante, que realizará sua sexta edição em junho de 2017. Mas, se dirigir filmes não é seu forte, espalhe entre os amigos e em suas redes sociais porque esta é uma baita oportunidade.

Podem participar obras de qualquer gênero e duração. Energia, água, mudanças climáticas, consumo, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas, mobilidade, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, desenvolvimento, povos e lugares estão na lista extensa de temas.

Os filmes selecionados concorrem em três categorias:
– Melhor longa-metragem pelo júri: filmes a partir de 60’. Além do troféu da mostra, receberá prêmio de 15 mil;
– Melhor curta-metragem pelo júri: filmes de até 59’. Além do troféu da mostra receberá prêmio de 5 mil;
– Melhor longa e melhor curta pelo voto popular: ambos receberão o troféu da mostra, como os demais. Aqui vale uma curiosidade sobre a peça, que é produzida com material reaproveitado e co-criada e executada por empreendimentos de economia solidária, como já explicamos aqui no site.

E ainda existe a possibilidade de a mostra destacar menções honrosas, caso o júri assim decida, como aconteceu com Mario Crespo (Venezuela), diretor de Dauna (na foto que abre este post), que recebeu menção honrosa

As inscrições vão até 15/1/2017 e podem ser feitas pelo site da Mostra. Os vencedores da competição serão divulgados em maio, quando todos os inscritos serão notificados por e-mail.

Desde sua primeira edição, em 2012, a competição latino-americana já premiou obras da Argentina, Brasil, México, Uruguai e Venezuela e selecionou, também, filmes produzidos na Bolívia, no Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

Muito além da Mostra

Pra quem ainda não sabe, vale destacar que a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece anualmente, é gratuita e ajuda a difundir filmes importantes e premiados ao qual o público geralmente não tem acesso.  Também realiza debates com diretores, produtores e especialistas nos temas de cada filme para enriquecer as reflexões provocadas pelas obras.

A mostra já recebeu cerca de 110 mil pessoas, exibiu 333 filmes em mais de 140 espaços em 21 cidades e promoveu 250 debates. Além do evento principal, que acontece em São Paulo, uma versão pocket e itinerante circula pelo interior de São Paulo no segundo semestre de cada ano.

Além da competição latino-americana, ainda promove a Mostra Contemporânea Internacional (não-competitiva) que exibe filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo, também sobre as mesmas temáticas. Dessa mostra, também fazem parte:
Panorama Histórico: filmes clássicos, de diretores renomados, que revelam outra visão para as questões socioambientais;
Homenagem: destaca um nome de relevância histórica para o cinema ou o meio ambiente;
Mostra Escola: exibe filmes voltados para crianças e adolescentes;
Circuito Universitário: leva filmes e debates para dentro da sala de aula;
Concurso Curta Ecofalante: seleciona, exibe e premia filmes feitos por estudantes.

Foto: Divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE