PUBLICIDADE

Moreno e as bananas

moreno-e-as-bananas-marcos-amend-800
Cada tema que entrou no meu repertório fotográfico tem uma historinha. Primeiro vieram as paisagens, depois me interessei pelo micro mundo da macro fotografia e tive que aprender a ser mais rápido para começar a fotografar vida silvestre. E, por último, passei a fotografar pessoas.

E os retratos demoraram mais por um simples detalhe: minha timidez. Sei que muita gente que me conhece vai rir ao ler isso. De fato, essa é uma característica da minha personalidade que não é muito evidente. E nada como o passar dos anos para nos ensinar a lidar melhor com nossos próprios limites.

Na época em que fiz minha pesquisa de mestrado no Parque Nacional do Superagui, no final dos anos 90, a relação um pouco mais longa com a comunidade de pescadores caiçaras me deu coragem para arriscar alguns retratos. Mesmo assim, muitos ainda de longe, às vezes chegando de mansinho para não ser visto, mas quase nunca “descaradamente”. A timidez ainda era uma barreira.

Quando comecei a trabalhar com povos indígenas para meus projetos ambientais, decidi que estava na hora de transpor, de vez, esse limite. A noção de que agora era importante ter capacidade de chegar perto e estreitar a relação com os fotografados era evidente. Passei, então, a conversar muito antes de fotografar alguém. Tentava compreender o necessário sobre a pessoa, que me permitisse fazer um retrato honesto. E gostei demais dessa brincadeira! Por muito tempo, quase esqueci minhas outras paixões fotográficas para me dedicar aos retratos.

E, já passado esse processo de superação, estava eu, um dia, em Tarauacá, no interior do Acre. Batia perna pela orla do rio, vendo os barcos e canoas que desembarcavam produtos vindos das comunidades da região. Subi para o mercado, onde são comercializados diversos artigos locais.

Caminhava despretensiosamente, com a câmera pendurada a tiracolo, até que passei por um box onde vi uma cena que parecia ter saído de um conto de Gabriel Garcia Márquez: naquele extremo calor amazônico, um homem sem camisa, mão atrás da cabeça, estava deitado em uma cadeira com os pés apoiados em outra, em meio a dezenas de cachos de bananas. A cena me chamou tanto a atenção que passei mais duas vezes pela frente da portinha, só para ver de novo. E ele lá, imóvel.

Por alguns minutos hesitei em pedir para fotografá-lo. Achei que seria invasão demais e que, possivelmente, a espontaneidade da cena se perderia. Felizmente, considerei a oportunidade muito boa para perder.

Voltei, entrei no box e puxei uma prosa, obviamente, sobre bananas. Meu medo era de que o homem se levantasse para me atender e a cena se desfizesse. Mas a única coisa dele que se movia era a boca, para responder minhas perguntas. Depois de alguns minutos, quando esgotei todas as questões que poderia ter sobre bananas, perguntei seu nome e se poderia fazer uma foto.

E assim nasceu a imagem do Moreno (não sei se é nome ou apelido) em meio às suas bananas, deste post. Fiz várias fotos e ele mal movia os olhos para acompanhar meus movimentos. Gostei da foto porque acho que essa cena fala muito da cultura e do ritmo de vida dos ribeirinhos da Amazônia.

Agora, seguem os detalhes técnicos da imagem: usei Câmera Nikon D750 e Objetiva Nikon AFS 16-35mm f/4G @ 16mm. Exposição: ISO 400, abertura f/5.6 e velocidade 1/30s. Optei pelo modo Live View com o LCD articulado para fazer a foto de um ângulo mais alto do que a minha cabeça.

Comentários
guest

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
clery
8 anos atrás

Sou apaixonada por fotos,principalmente sobre a n natureza,com o corre da vida não tinha tempo e nem podia comprar uma maquina.Comprei uma semi profissional,vou fazer um curso básico e começar …… Suas fotos são maravilhosas sou sua fã….Pode enviar umas para mim..Obrigada Adorei a foto AS cores da mocidade

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  clery

Obrigado Clery! E se lance nesse mundão da fotografia, é muito gratificante! Abraços

rodrigorbrasil
8 anos atrás

Fala Marcos! Belo registro documental. Além de um bom fotografo você também é um bom escritor. Interessante e prazerosa leitura. Pé na tabua!

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  rodrigorbrasil

Valeu Rodrigo! Da mesma forma que consegui passar pelos meus limites de timidez no retrato, estou tentando passar pelos meus medos de divulgar o que escrevo com esse blog. hehehe
Abraço camarada! E bora dar um jeito de fotografar junto.

Fran
Fran
8 anos atrás

Suas histórias são sempre encantadoras e inspiradoras. Traz cada um desses lugares e pessoas, um “cadim” mais perto da gente.
Sou apaixonada pelas cores!

marcosamend
8 anos atrás
Reply to  Fran

Obrigado caríssima! Tanta coisa linda nesse Brasilzão, né? Bom mesmo é quando a gente consegue estabelecer uma grande troca desses “cadins” de coisas boas. Você também tem das suas! =0)

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE