PUBLICIDADE

Moradores de Salvador ganham delivery gratuito de mudas nativas da Mata Atlântica

delivery de mudas em Salvador

Quer plantar uma árvore em sua casa, mas não sabe que espécie escolher ou onde comprar? O problema já está resolvido! Pelo menos, para os moradores de Salvador. A Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação lançou um serviço de entrega e distribuição gratuito de mudas nativas da região.

Chamado de Delivery da Mata Atlântica, o serviço entregará 1 mil mudas neste primeiro mês: são pés de aroeiras, sibipirunas e ingás. Até duas árvores serão doadas por residência.

Os interessados em ganhar as mudas devem ligar para os telefones (71) 3611 3802 ou 156, número da ouvidoria da prefeitura, e escolher entre a entrega em casa ou a retirada nos lugares pré-determinados. Outra maneira é enviar uma mensagem de WhatsApp para (71) 98549-8453. Para participar do projeto é preciso informar nome, e-mail, telefone e endereço completo.

Para aqueles que optaram por buscar as árvores, os locais de retirada são o Parque da Cidade, no Itaigara, o Jardim Botânico de Salvador, na avenida São Rafael, e o Horto Sagrada Família, no bairro do Bonfim. Já as entregas em casa, serão feitas sempre às quarta-feiras.

Nos últimos quatro anos, a prefeitura de Salvador plantou mais de 50 mil árvores na cidade, sendo 95% espécies da Mata Atlântica, entre elas, pau-brasil, ipê e oiti. A escolha de nativas é importantíssima para assegurar a preservação da biodiversidade e assim, criar habitat adequado para animais, como abelhas e outros polinizadores, por exemplo.

Além disso, cidades arborizadas oferecem ar puro e melhor qualidade de vida a seus moradores. Em 2015, um estudo da Agência Espacial Americana (Nasa), que divulgamos aqui, revelou que a temperatura das grandes metrópoles está diretamente ligada à extensão de sua cobertura vegetal.

O que cientistas perceberam é que durante o verão, centros urbanos cobertos por solos impermeáveis – como asfalto, estradas, edifícios – apresentam temperatura 1,9ºC superior ao de áreas rurais próximas, onde a existência de árvores e folhagens é maior.

Para uma cidade quente como a capital baiana, está aí a solução ideal para não gastar dinheiro com o ar condicionado: plantar árvores!

Foto: Prefeitura de Olinda/creative commons/flickr

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldomar Ferreira de Sousa

É UMA ÓTIMA INICIATIVA DAS PREFEITURAS, FAZER AS DOAÇÕES DE MUDAS E PLANTA-LAS.

O PROJETO QUE ELABORAMOS ONDE CADA CIDADÃO DEVE DOAR CR$10,00 REAIS, É JUSTAMENTE PARA SE FAZER ESTE TRABALHO. POIS SABEMOS QUE MUITA GENTE QUE
MORAM EM APARTAMENTOS NÃO TEM COMO COLABORAR NESTE SENTIDO DE ARBORIZAÇÃO.
O LINK http://PROJETOAMIGOSDAFLORESTA.COM.BR VAMOS IMPLANTAR 4.000.000 DE
MUDAS DE VARIAS ESPECIES.
EM PARQUES E MATAS CILIARES.

denival
denival
5 anos atrás

tenho interesse de receber mudas para reflorestar uma areia na ilha

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE