Momentos de luz e delicadeza

momentos-de-luz-e-delicadez-renato-soares
Certa feita
, vi uma fotografia de Leni Riefenstahl  – fotógrafa que retratou Hittler e, depois da Guerra, se isolou na África – em uma publicação internacional na qual um jovem pastor africano tocava um grande rebanho bovino. Era um contra luz maravilhoso! A poeira subia e o sol criava desenhos e sombras mostrando as formas daquela cena que nunca mais me saiu da cabeça.

Eis que “esta cena” acaba de se materializar de forma diferente, com gente diferente, em um lugar diferente, em um mundo tão distante. Foi na aldeia dos Kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, durante ritual da guerra, o Djawari. 

A luz acontece e cria seus desenhos, suas formas e, neste instante, eu estou lá para materializar meu olhar. À frente, os homens se apresentam para a aldeia e cantam a música da guerra. Atrás, vão os mais jovens aprendendo os passos de seus tios e pais. É a aldeia cantando suas tradições.

Ao fotógrafo cabe apenas o momento certo de disparar sua máquina e eternizar o momento.

Fotógrafo e documentarista especializado no registro de povos indígenas, bem como da arte, cultura e biodiversidade do país. Mineiro, desde 1986 realiza viagens para retratar formas de expressão cultural dos grupos étnicos brasileiros. Colaborador do blog Por Trás das Câmeras, Renato descreve o que chama de “Diário de Campo”. É autor ainda do blog Ameríndios do Brasil, mesmo nome do seu projeto de fotografia com os índios

Renato Soares

Fotógrafo e documentarista especializado no registro de povos indígenas, bem como da arte, cultura e biodiversidade do país. Mineiro, desde 1986 realiza viagens para retratar formas de expressão cultural dos grupos étnicos brasileiros. Colaborador do blog Por Trás das Câmeras, Renato descreve o que chama de "Diário de Campo". É autor ainda do blog Ameríndios do Brasil, mesmo nome do seu projeto de fotografia com os índios

Um comentário em “Momentos de luz e delicadeza

  • 5 de agosto de 2016 em 12:13 PM
    Permalink

    Sem dúvida um contra luz maravilhoso meu amigo! Parabéns! Espero um dia poder aprender contigo a fazer esse tipo de mágica também! Grande e fraternal abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta