Mitos e verdades sobre os agrotóxicos, em guia prático do Idec, para download


Mitos se espalham como fogo e acabam parecendo verdades. Alguns são inofensivos, mas quando o assunto é sério, como o uso dos agrotóxicos, é melhor saber direitinho o que é verdade e o que não é. Por isso, o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lançou o e-book com 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos – Guia Prático para uma Alimentação mais Consciente e Saudável, que pode ser baixado pelo site da instituição.

Seu objetivo é conscientizar os brasileiros a respeito do tema, que ganhou grande visibilidade no país em maio deste ano, quando comissões especiais da Câmara dos Deputados colocaram em pauta e aprovaram rapidamente o que ficou conhecido como Pacote do Veneno – o Projeto de Lei nº 6299/02 -, de autoria de Blairo Maggi, atual Ministro da Agricultura, que facilita muito o uso dos agrotóxicos, reduzindo sua fiscalização.

Na verdade, Maggi apresentou esse projeto em 2002 e, desde então, ele tem ocupado o tempo dos parlamentares, alguns deles com interesses diretos em sua aprovação, como o relator Luiz Nishimori, que é dono de duas empresas de agrotóxicos. O Pacote do Veneno foi discutido em plenário, pela última vez, em julho passado, e pode voltar a qualquer momento, depois das eleições. Ainda está em consulta pública (aproveite para votar), com 92% de votos para DISCORDO (contra o projeto) e 8% para CONCORDO.

No final deste post, listo outros links com textos que publicamos a respeito do desenrolar dessa história.

“O pacote confunde a população a respeito dos prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, além de colocar em risco a alimentação adequada e saudável de todos. Produzimos esse material para combater a desinformação, esclarecer termos e mostrar evidências para incentivar os leitores a se alimentar melhor”, afirma Rafael Arantes, nutricionista do Idec.

Você já ouviu falar que lavar os alimentos, inclusive esfregando-os com uma escova ou esponja, tira os agrotóxicos? Mas será que isso é, mesmo, verdade? Ou que os alimentos hidropônicos (cultivados em água, sem terra) não têm nenhum veneno? Huuummmm, será? E esta: agrotóxico é a mesma coisa que pesticida ou defensivo agrícola. Verdade ou mentira?

São questões assim que o Idec responde e esclarece, acrescentando informações e dados para que se entenda melhor a questão.

O instituto trabalha no esclarecimento e na defesa dos consumidores contra os agrotóxicos desde o início de 2000. Devido a iminente ameaça de retrocessos perpetrada com o Pacote do Veneno, lançou, no ano passado, em parceria com outras organizações a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, que visa barrar sua aprovação no Congresso , oferecendo uma alternativa mais viável: a Pnara – Política Nacional de Redução de Agrotóxicos.

Escrevi sobre a plataforma e sobre a Pnara no inicio deste mês: #ChegaDeAgrotóxicos: campanha só cresce e alerta para o risco de aprovação do PL do Veneno.

Alimentos orgânicos nas escolas

Experiências de sucesso na adoção de alimentos orgânicos, originários da agricultura familiar, em escolas de diferentes partes do Brasil foram reunidas no livro Alimentos Orgânicos nas Escolas – Guia Para Gestores.

Essa é a segunda publicação da Coleção Escolas Saudáveis. A primeira – Alimentos Orgânicos nas Escolas – Guia para Municipios -, como o próprio nome diz, foi criada para “proteger o ambiente escolar e estimular a adoção de hábitos igualmente saudáveis também fora desse ambiente”.

Leia mais:
Pacote do Veneno é aprovado por comissao especial e agora segue para o Plenário
Anvisa denuncia risco de 9 agrotóxicos que serão liberados pelo PL do Veneno, caso aprovado
Ruralistas contratam publicitário para criar campanha em defesa dos agrotóxicos e do PL do Veneno
Manifesto contra a Lei do Veneno recebe apoio de inúmeras entidades científicas
Sociedade civil se mobiliza contra projeto de lei da “farra dos agrotóxicos”

Ilustração: reprodução do e-book 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos 

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.